O momento é de acreditar na Inovação e Investir na Tecnologia. Previsão de Crescimento e Recordes para o Agronegócio em 2017, fazem Drones ou Vants, serem ótimo investimento para o Agricultor
Eles já estão dando o que falar, estão em toda a parte, são utilizados para o combate ao crime, vigiar fronteiras, monitorar o clima, prevenir incêndios, inspecionar plataformas de petróleo, medir volumes e determinar curvas de nível nas mineradoras, monitorar a vida selvagem, distribuir remédios, auxiliar na venda de imóveis, fazer levantamento ambiental e entregas rápidas, produzir imagens para TV, cinema e em grandes eventos esportivos. No agronegócio são usados para contar gado, regularizar propriedades junto ao INCRA, mapear fazendas e plantações, e auxiliam no Cadastramento Rural Ambiental.
Com suas câmeras de alta definição embarcadas na aeronave o mapeamento é feito com um sobrevoo e depois lido por um software inteligente que pode identificar falhas no plantio, doenças nas plantas, falta de irrigação, carência de nutrientes, discriminar culturas, detectar ervas daninhas, e ainda, pode fazer contagem das plantas e avaliar o seu crescimento.
É o caso do drone Maptor da Horus Aeronaves, é ideal para o campo, pesa apenas 1,4 kg e é feito totalmente de fibra de carbono, o mesmo material usado em carros de Formula 1, um diferencial no mercado nacional, o que dá muito mais resistência e durabilidade à aeronave. Sua autonomia é de 80 minutos, é guiado por GPS com software próprio de planejamento de voo desenvolvido pela Horus Aeronaves. Com resolução 2,3 cm/pixel, cobre até 2.000 hectares, conforme a necessidade pode vir com câmera multiespectral e vem numa maleta que facilita seu transporte.
Com tantas aplicações que beneficiam o produtor rural, algumas pesquisas na área da agricultura já conseguem afirmar que o equipamento pode dar um retorno de 15 a 20% no aumento de produtividade e reduzir consideravelmente a quantidade de uso de insumos o que traz mais economia e qualidade ao produto final. Segundo pesquisas internacionais o segmento da agricultura será um dos maiores consumidores de drones ou Vants nos próximos anos.
Mesmo em tempos de crise as previsões para o setor agropecuário já trazem boas notícias e segundo a Agência Brasil, em dezembro passado foi divulgado que o setor representará 48% das exportações totais do país, estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2016, os produtos do agronegócio garantiram saldo comercial significativo ao país: US$ 72,5 bilhões.
Para 2017, a expectativa da CNA é de continuidade no crescimento do volume de exportações, com abertura de novos destinos para os produtos agropecuários e agroindustriais. O que leva os economistas a acreditarem que o setor salvará a economia e responderá por metade da expansão do PIB para o ano, que já se inicia com bastante otimismo e com previsões de recordes na safra de grãos. Somente a soja deve ser atingir 104 milhões na safra 2016/2017, garantindo um faturamento de R$ 133,1 bilhões, um aumento de 4,9% em relação à safra anterior. Fonte : Agência Brasil
O que é cada vez mais óbvio que se adquirir um drone para monitorar o seu negócio, o produtor certamente estará muito a frente da concorrência ao investir nesta tecnologia que se pagará com a economia e eficiência que gerará na produção.
É o momento de o agricultor pensar no investimento.