A Prefeitura de Curitiba anunciou que está em fase de estudos um projeto para mapear a cidade através de um sistema composto por Drone e sensores de alta precisão. Entenda
Uma empresa curitibana quer mapear a cidade através de drones, usando um novo software de topografia e fotogrametria digital.
O sistema, desenvolvido no Parque do Software na CIC, foi apresentado recentemente ao prefeito Rafael Greca e mostra as cidades com grande precisão e detalhamento das imagens.
Segundo Charles Roberto Stempniak, diretor da empresa Smart Matrix, com a utilização e a captação de imagens com a tecnologia dos drones, é possível mapear toda Curitiba em apenas 30 dias, com um custo 90% menor que os métodos tradicionais e a qualidade das imagens 1.000 vezes melhor.
Com essa nova tecnologia, é possível identificar um parafuso que fixa o trilho do trem, detalhes de calçadas, tipos de árvores, ocupação dos terrenos, evolução de obras, entre outras funções configuráveis.
Os drones já vêm sendo testados em outros países como solução de mobilidade urbana, segurança pública e tarefas de gestão urbana controladas ou autônomas. “Existem drones que executam tarefas como o controle o trânsito de forma pré-programadas. Decolam de uma base alimentada por energia solar, executam a tarefa e retornam sem ter o controle de uma pessoa.”, comenta Charles.
Acompanharam a apresentação o presidente do Ippuc, Reginaldo Reinert; os assessores de informação e tecnologia, Leandro Vergara Raimundi e Helton Terssari Brandão; o secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz; o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur; o secretário Municipal de Finanças, Vitor Puppi; a assessora jurídica Cibele Fernandes Dias; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Frederico Munhoz da Rocha Lacerda e os engenheiros Renato Wisocki Jr e Cláudio Maurício Mayrhofer da Smart Matrix.
Com informações da Prefeitura de Curitiba