Drones podem fornecer ferramentas da agricultura de precisão para produtores rurais, que incluem desde grandes e médias propriedades até associações
A agricultura é uma indústria chave e de rápido crescimento na África, e a Parrot, uma das principais empresas europeias do setor de drones, oferece soluções empresariais a profissionais dessa área, abrangendo desde aeronaves até softwares.
A Parrot associou-se ao Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural (CTA), criado pela União Europeia, para ajudar as start-ups a desenvolver a agricultura de precisão em todo o continente africano, permitindo aos agricultores melhorar o retorno do investimento, ao mesmo tempo em que respeitam o meio ambiente.
Existe um consenso geral de que a agricultura familiar precisa se tornar mais produtiva, sustentável e lucrativa. Os sistemas e serviços baseados em drones podem contribuir para esses objetivos, fornecendo ferramentas da agricultura de precisão para produtores rurais, que incluem desde grandes e médias propriedades até associações de pequenos agricultores.
Normalmente, os serviços de drone são fornecidos por empresários que investem nos equipamentos, sensores e softwares, adquirem as habilidades para usá-lo, conduzem ou subcontratam a análise de dados, interpretam os dados e aconselham seus clientes. E os drones podem ajudar a aumentar o retorno do investimento e criar novas oportunidades de emprego em áreas rurais, oferecendo aos jovens capacitados na área uma alternativa à migração para outras regiões.
Reconhecendo as oportunidades oferecidas pelos drones, em 2016 o CTA associou-se à Parrot para formar e equipar start-ups da área de tecnologia de informação e comunicação no Benim, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo, Gana, Nigéria, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, no continente africano, além da Jamaica, no Caribe, para a aquisição das capacidades para fornecer serviços baseados em drones.
Com a assistência da Parrot, o CTA organizou uma série de atividades em Paris ao longo de 2017, incluindo treinamento sobre operação de drones e sensores multiespectrais, compreensão de princípios e normas de segurança e privacidade, gerenciamento e processamento de dados de sensoriamento remoto, desenvolvimento de planos de negócios e oportunidades de networking. Além disso, o CTA proporcionou apoio financeiro para a aquisição de equipamentos.
Em 26 de janeiro de 2018, o Conselho Executivo da União Africana (UA) solicitou aos Estados-Membros que aproveitassem os drones para a agricultura como uma tecnologia emergente e de relevância para o desenvolvimento do continente. Em consonância com esta recomendação de política em todo o continente, o CTA decidiu apoiar um aumento no número de operadores de drones na África.
Neste contexto, o CTA lançou um projeto para o período 2018-2019 com foco na África Subsaariana, conhecido como “Transformando a agricultura africana: olhos no céu, tecnologias inteligentes no terreno”. A Parrot se associou ao projeto, oferecendo às operadoras de drones, com o apoio do CTA, a oportunidade de adquirir equipamentos com tarifas reduzidas.
Em um período de dois anos, o Projeto “Olhos no Céu” deve resultar em aproximadamente 30 provedores africanos de serviços de drones, orientados para negócios sustentáveis, a maioria dirigida por jovens empreendedores em países onde a legislação de habilitação está em vigor. As empresas oferecerão uma gama de serviços baseados em drones, incluindo consultoria aos agricultores.
DroneShow 2018
Parceiros comerciais da Parrot estarão presentes na feira DroneShow 2018, que será realizada de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).
Veja a programação completa e confira como foi a última edição, que contou com mais de 3 mil participantes:
Nos vemos lá!