Design energeticamente eficiente e compartimento aberto de carga útil permite embarcar muitos tipos de conjuntos de sensores por mais tempo do que um drone alimentado por bateria convencional
A Escola Naval de Pós-Graduação da Marinha Americana, em Monterey, na Califórnia, recebeu no dia 25 de outubro passado o primeiro drone multirrotor da Marinha movido por célula a combustível de hidrogênio.
O drone de seis rotores HYCOPTER tem hélices de sete polegadas de ponta a ponta, peso de decolagem de aproximadamente 15 quilos com carga útil de 2,5 quilos, e voo de aproximadamente duas horas e meia com o payload utilizado nos testes.
A plataforma, totalmente elétrica, utiliza uma célula a combustível PEM ultraleve alimentada por gás hidrogênio comprimido. O único subproduto é vapor de água.
O design eficiente energeticamente e o compartimento de carga útil aberto do HYCOPTER pode embarcar muitos tipos de conjuntos de sensores por muito mais tempo do que um drone convencional alimentado por bateria.
O HYCOPTER será usado para dar apoio a um projeto do Programa de Pesquisa Naval que estuda a viabilidade do uso de hidrogênio comprimido como fonte de energia a bordo de plataformas navais. Além disso, o HYCOPTER pode ser usado para apoiar futuros projetos de pesquisa que exijam a coleta de dados aéreos de longa duração.
A tecnologia de célula a combustível de hidrogênio oferece maior produtividade das operações com drones e amplia o escopo de aplicações que atualmente são limitados por tecnologias baseadas em bateria.
O HYCOPTER é fabricado pela H3 Dynamics, em Austin, Texas. A equipe de Austin conduziu o treinamento de aceitação e a demonstração de voo realizada em Monterey.