Hughes do Brasil realiza demonstração de IoT via satélite

Com foco em aplicações críticas e gestão remota de ativos, solução combina tecnologia satelital de última geração com inteligência operacional para áreas sem cobertura terrestre

Hughes-do-Brasil-demonstra-solucao-de-IoT-via-sateliteA Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, apresenta solução de IoT via satélite durante a Agrishow 2025, um dos principais eventos do agronegócio na América Latina.

A Hughes oferece a solução como um serviço gerido de ponta a ponta, incluindo instalação, suporte técnico especializado e monitorização remota segura. A solução foi desenvolvida para atender operações críticas em regiões remotas e oferece uma combinação robusta e econômica de terminais de satélite avançados, cobertura nacional e uma plataforma de gestão remota. Garante conectividade confiável, baixo consumo de dados e energia, e alta disponibilidade.

A solução é ideal para operações agrícolas, mineração, óleo & gás, logística, utilities e energia, permitindo a automação e o monitoramento em tempo real de equipamentos, sensores e processos operacionais, mesmo em locais sem infraestrutura terrestre.

“Hughes é uma integradora de soluções para o campo. Vamos além da conectividade entregamos inteligência operacional, controle e eficiência para transformar setores como o agronegócio”,

afirma Ricardo Amaral, Vice-Presidente de Vendas e Marketing de Enterprise da Hughes do Brasil.

Em um projeto-piloto realizado em parceria com a Soil Tecnologia e a Irrigabras, produtores usaram a solução da Hughes para controlar pivôs de irrigação em uma propriedade de 60 hectares em Itatiba (SP). Com conectividade plena, os produtores passaram a monitorar e ajustar remotamente o volume de água em cada hectare, otimizando o uso dos recursos hídricos e reduzindo o desperdício.

“Essa automação só foi possível com conectividade confiável. A tecnologia satelital transforma a irrigação em um processo inteligente e sustentável, com impacto direto na produtividade e nos custos operacionais”,

complementa Amaral.

Uma solução de IoT via satélite tem excelente potencial para outros setores estratégicos. Na mineração, a tecnologia viabiliza o monitoramento remoto de tratores, caminhões e sensores, oferecendo visibilidade operacional em tempo real em áreas de difícil acesso. No setor de óleo e gás, a solução é aplicada para acompanhar a pressão em dutos e prevenir vazamentos, ampliando a segurança e a eficiência das operações. Já na logística, a solução pode ser integrada a sistemas instalados em trilhos ferroviários, permitindo a detecção antecipada de riscos de acidentes com vários quilômetros de antecedência, contribuindo para a prevenção de falhas e a melhoria da segurança operacional.

Em iniciativas voltadas à inclusão energética, a Hughes do Brasil também atua como integradora de soluções em regiões ribeirinhas do Norte do país. Nessas localidades, onde muitas casas flutuantes se deslocam com a correnteza dos rios, a empresa fez parcerias para instalar painéis solares conectados via IoT por satélite. A solução permite o monitoramento remoto da geração e do consumo de energia, proporcionando mais segurança, controle e qualidade de vida para essas comunidades isoladas.

A Hughes faz parte do grupo EchoStar, que inclui a EchoStar Mobile Ltd., empresa focada em conectividade de IoT usando tecnologias de rede de longa distância e baixa potência (LoRaWAN) na banda S.

“A Hughes aposta no Brasil como uma integradora de soluções que unem conectividade robusta, automação e escalabilidade. Nosso objetivo é acelerar a transformação digital em setores estratégicos, levando tecnologia a quem mais precisa.”,

conclui Amaral.

Mais informações: www.hughes.com.br

Com informações e imagens da Hughes
Imagem de capa: Pixabay

Destaques da última edição: