Drones e custo acessível na análise de linhas de plantio de cana

Lançamento do software Inforow pela SomoAgro e AgroData é o “raio-x de sua linha de cana-de-açúcar”

É de conhecimento amplo, segundo metodologias clássicas como a proposta por Stolf – e no bolso dos produtores do setor sucroenergético – que o entendimento e ação nas falhas de plantio/estande são essenciais ao manejo visando produtividade. Contudo, encontrar e quantificar tais falhas é um desafio de dimensões continentais.

Em termos práticos, o Engenheiro Agrônomo Gustavo Fedrizzi, Diretor da AgroData, explica que “a verificação visual de um hectare de plantio de cana com uma equipe experiente e que consiga analisar quatro linhas simultaneamente (duas por sessão, considerando espaçamento de um metro e meio) significa caminhar, até, 3,3 quilômetros dentro do canavial. Hoje o Brasil possui cerca de oito milhões de hectares plantados. Está aí um de nossos desafios“.

Por isso, a desenvolvedora de softwares SomoAgro (Spatial Optimization of Mechanized Operations) e a AgroData – Soluções Inteligentes, inovam e trazem ao mercado o software Inforow que, de modo automatizado e supervisionado pelo usuário, permite entender os padrões de plantio e suas falhas de maneira mais eficiente e eficaz por meio da análise de imagens aéreas de alta resolução, como as obtidas por drones, utilizando algoritmos próprios e adequados à realidade do campo.

Estas empresas piracicabanas, associadas à ESALQTec, incubadora tecnológica da universidade ESALQ/USP e ao Vale do Silício Brasileiro do Agronegócio, disponibilizam ao agronegócio nacional técnicas computacionais exclusivas que permitem, entre outros resultados, a obtenção das linhas de espaçamento e colheita – que podem ser exportadas para a utilização em piloto automático em colhedora de cana, evitando assim o pisoteio – além da análise completa de falhas de plantio ou estande.

O Diretor Técnico da SomoAgro, Dr. Mark Spekken, afirma que “os resultados obtidos com a criação do Inforow são possíveis devido à popularização dos Drones e VANTs e avanço das ferramentas computacionais para mosaicamento, georreferenciamento de acurácia e ortoretificação de imagens aéreas de alta resolução. Nosso algoritmo otimizado e exclusivo, proporciona eficiência para o processamento de uma nuvem de pontos correspondentes à copa dos perfilhos de cana, permitindo a restituição da fileira brotada e das falhas de estande em área total”.

Sendo utilizado com sucesso atualmente pelo Grupo São Martinho, Grupo Tereos e em mais 11 empresas, acumulando 80.000 hectares processados, você pode conhecer mais pelo site da Agrodata.

Drones na Agricultura

Este tema será destaque na programação do DroneShow 2018, que será realizado de 15 a 17 de maio em São Paulo (SP).

Confira a programação completa e veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes:

Com informações da Assessoria de Comunicação do Serviço Florestal Brasileiro (SFB)

Fonte: MundoGEO