A mineração, um dos segmentos mais perigosos e remotos, acaba de ganhar um importante aliado. Com tecnologia de precisão, que pode contribuir muito na produtividade das operações, o Drone Isis facilita e permite fazer estudos específicos na o setor, que não poderiam ser realizados sem o equipamento.
Através da ortofoto produzida pelo Drone, é possível realizar inspeções visuais, como localização de maquinário, análise de falhas no relevo e otimizar o planejamento de rotas de extração. Com voos frequentes, é possível fazer um “time-lapse” para acompanhar as atividades e fazer previsões com base em dados precisos.
Confira alguns usos possíveis do Drones Isis na Mineração:
•Medição de volume de poços: com a utilização de pontos de controle bem localizados e pré-determinados, é possível reduzir o erro da medição de poços e estoque de material para até 0,2%. Sem os pontos de controle, o erro em geral é aproximadamente de 3%;
•Cortes no relevo para medição de alturas e distâncias: Medição da área e perímetro do local desejado, os valores podem ser convertidos para as unidades desejadas automaticamente pelo software. A área desejada pode ser desenhada facilmente no mapa;
•Determinação de curvas de nível da região inteira ou área determinada, planejamento de rotas: Espaçamento entre as curvas de nível podem ser alterados, e contornos podem ser suavizados para que o resultado seja mais limpo e uniforme.Atualização de softwares com imagens de satélite. É possível integrar a imagem (ortofoto) nesses softwares, geralmente desatualizados.
•Segurança: identifica e monitora possíveis falhas geológicas ou pontos de atenção na obra. Também realiza trabalhos de monitoramento e mapeamento no locais em que os trabalhadores estariam em situação de perigo para realizar as mesmas medições. Tempo necessário para realizar as operações: um voo de 350 hectares dura aproximadamente 35 minutos.
A empresa Hórus Aeronaves participará do DroneShow 2015, a primeira feira de Drones do país. O Projeto da Aeronave Ísis, da empresa, contou com a parceria da Fapesc e da Fiesc, SENAI, Fundação Certi, Incubadora Celta, UFSC e Embrapa.
Assista aqui ao vídeo para ver o sobrevoo do Drone Isis em uma Mineradora.