Artigo: Phantom 4 Pro cobre 80 hectares em um voo de levantamento aerofotogramétrico

Por Floriano Peixoto*

Ortofoto Chácara dos CarvalhosCom o alto custo dos VANTs (Drones), o Phantom da DJI é uma opção barata para quem quer iniciar no setor e não quer fazer um investimento muito alto. O Phantom se tornou viável a partir do momento que passou a utilizar uma câmera de boa qualidade como nos P3 Pro e P4.

Agora, com o lançamento do Phantom 4 Pro, que tem uma câmera com 24 Megapixels e sensor de 25 mm, a qualidade das imagens geradas é bem superior aos seus irmãos mais velhos.

Segundo estudo realizado, é possível cobrir 80 hectares utilizando um Phantom 4 Pro, contra em torno de 20 hectares do Phantom 4. Isto traz grandes possibilidades de ampliar o leque de opções de trabalho, pois já se consegue cobrir uma área muito maior por voo.

Mesmo antes da chegada do P4 Pro, já havíamos detectado a possibilidade do uso do Phantom para trabalhos de aerofotogrametria.

No final do mês de fevereiro, apresentamos o curso presencial DJI Phantom – Porta de Entrada na Aerofotogrametria durante um webinar da GeoEduc, abordando este assunto. Este curso tem sido um sucesso.

As inscrições para uma terceira turma já estão abertas e o curso acontecerá nos dias 4 e 5 de maio, numa casa de praia em Camburí, litoral norte do Estado de São Paulo, município de São Sebastião. As vagas são limitadas.

Um dos vídeos de apoio ao curso pode ser visualizado a seguir:

Fala sobre a produção de curvas de nível utilizando o Agisoft Photoscan a partir de levantamento feito por um Phantom 4.

Maiores informações em: http://albatrozbrasildrones.com.br/curso-phantom/

Floriano Peixoto* é pesquisador responsável pelo projeto de pesquisa e desenvolvimento de VANTs de baixo custo  Albatroz Aerodesign – pré incubado no NINE – Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo da Universidade Santa Cecília em Santos, projetista e construtor de aeronaves experimentais desde a década de 80. Aeromodelista e piloto de asa delta há mais de 30 anos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DroneShow. Informações contidas neste post devem ser confirmadas com o autor do artigo.

Veja a programação completa dos debates, cursos e seminários do DroneShow 2017, o maior encontro do setor da América Latina, que será realizado de 9 a 11 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Nos vemos lá!