DJI lança Mavic 2 Enterprise Dual com imagens térmicas

Novo drone fornece a profissionais uma ferramenta confiável para o dia-a-dia em operações em ambientes desafiadores

Mavic 2 Enterprise DualA fabricante DJI acaba de apresentar o Mavic 2 Enterprise Dual, um drone industrial portátil equipado com duas câmeras – visual e termográfica – dispostas lados a lado, concedendo aos pilotos uma ferramenta para trabalhar em ambientes desafiadores.

Desenvolvido em parceria com os sistemas FLIR, o Mavic 2 Enterprise Dual traz o design compacto dos drones da Série Mavic 2 da DJI e a mesma gama de acessórios e controles avançados encontrados no Mavic 2 Enterprise.

O Mavic 2 Enterprise Dual permite aos seus usuários medirem temperaturas, armazenar imagens e dados de temperatura, rendendo relatórios e análises, além de agregar valor imediato a uma gama de operações industriais ou com tempo limitado, desde inspeções de utilidades a respostas de emergência.

“Os drones estão rapidamente se tornando uma presença comum em operações de inspeção e segurança pública, concedendo aos usuários valores imediatos advindos de uma ferramenta aérea confiável que pode ser implementada facilmente em qualquer lugar, a qualquer momento”, afirma Jan Gasparic, Diretor de Parcerias Estratégicas da DJI. “Quando a DJI e a FLIR introduziram a câmera XT pela primeira vez em 2015, revelamos um novo universo de aplicações com drones comerciais. Com o Mavic 2 Enterprise Dual, estamos viabilizando maior segurança em operações em ambientes diversos, para que operadores possam focar em concluir suas missões”, completa.

Imagens térmicas da FLIR

O Mavic 2 Enterprise Dual conta com uma câmera com estabilizador de três eixos, abrigando um sensor 4K lado-a-lado para capturar luz visível e uma micro câmera térmica FLIR Lepton para capturar dados termográficos.

Juntos, estes sensores permitem que pilotos realizem voos noturnos, assim como habilitam voos durante o dia em condições adversas, como sob neblina ou fumaça.

Os usuários podem escolher entre vários modos de exibição xno controlador de voo do aplicativo DJI Pilot, visualizando dados dos sensores duplos da câmera:

• FLIR MSX – O MSX patenteado da FLIR, ou imagem dinâmica multiespectral, grava detalhes de luz visível de alta fidelidade nas imagens térmicas em tempo real para melhorar os detalhes visuais, ajudando os pilotos a identificar e interpretar rapidamente dados críticos que podem não ser imediatamente visíveis a olho nu.

• Medidor de temperatura – Exibe a temperatura média de um objeto, ajudando pilotos a monitorar e medir objetos em condições críticas ou de risco, enquanto mantêm uma distância segura deles.

• Medida da área – Exibe a temperatura média, mínima e máxima, assim como as localizações correspondentes de cada área, permitindo que inspetores avaliem objetos rapidamente e que determinem se um recurso está superaquecendo.

• Isotérmico – Permite que pilotos apontem faixas de temperatura específicas a serem exibidas usando uma paleta personalizável de cores, para que objetos dentro do alcance revelem um contraste maior e melhor visibilidade. Este recurso inclui perfis personalizáveis para auxiliar pilotos de buscas e resgate a identificar pessoas e auxiliar bombeiros na identificação de áreas mais quentes em incêndios, assim como um perfil de configurações personalizável para conceder maior flexibilidade.

“O Mavic 2 Enterprise Dual equipado com a FLIR Lepton, nossa menor micro câmera térmica, oferece uma oportunidade significativa para introduzir recursos de geração de imagens térmicas a mais proprietários de drones”, disse Jim Cannon, Presidente e CEO da FLIR. “Este é o nosso terceiro produto com DJI e suas plataformas líderes mundiais, e esta última colaboração da Thermal by FLIR é um passo significativo para tornar a térmica um recurso essencial na indústria”, finaliza.

Acessórios modulares

O Mavic 2 Enterprise Dual é compatível com a linha completa de acessórios do Mavic 2 Enterprise. Eles são acoplados à estrutura da aeronave de forma segura e operados por meio do aplicativo de controle de voo DJI Pilot.

Estes acessórios abrem novas possibilidades para que pilotos trabalhem e se comuniquem no ar, elevando drones para além de ferramentas de captura de imagens, transformando-os também em plataformas configuráveis para aprimorar a produtividade das missões:

• Holofote M2ED – Com duplos holofotes e um fluxo luminoso de 2400 lúmens, ajuda operadores a realizarem missões em áreas escuras ou com pouca iluminação. O holofote é ideal para buscas e resgate, assim como para inspeções.

• Alto-falante M2ED – Um alto-falante com uma projeção máxima de 100 decibéis (a 1 metro de distância), com a possibilidade de escolha de até 10 gravações de voz personalizadas à disposição, abrindo um canal de comunicação com indivíduos próximos, imprescindível durante operações emergenciais de salvamento.

• Farol M2ED – Criado em conformidade com os padrões da Administração Federal de Aviação americana (FAA) para permissões para voos noturnos, o Farol M2ED conta com um estroboscópio visível a até cerca de 4,8 quilômetros. O que ajuda pilotos a conduzirem missões em condições com pouca luz ou à noite de forma muito mais segura, concedendo ainda maior percepção aérea a operadores de drones nos arredores e às aeronaves tradicionais.

Recursos de segurança de dados

O Mavic 2 Enterprise Dual conta com os mesmos recursos do Mavic 2 Enterprise para proteger a integridade de fotos, vídeos, registros de voo e outros dados gerados durante voos sensíveis. O produto incorpora e traz a bordo 24 GB de armazenamento de dados e proteção de senha, contabilizando todos os acessos às funções e aos dados armazenados no drone.

Ao habilitar a proteção de senha, usuários devem inserir sua senha a cada vez que o drone for ativado, então vincular o controle remoto ao drone e acessar o armazenamento a bordo do drone, propiciando aos usuários uso exclusivo e segurança otimizada. Concedendo acesso seguro ao drone e aos seus dados de armazenamento a bordo, ao passo que protege os dados mesmo que o drone esteja fisicamente comprometido.

Além disso, um recurso de marca temporal do GPS codifica o tempo, a data e a localização de cada imagem gravada obtida através da câmera visual, auxiliando a identificação dos pilotos e garantindo que os dados coletados pelo drone possam ser confiados e usados em situações como em inspeções de infraestrutura e potenciais procedimentos legais.

O Modo de Dados Locais no aplicativo DJI Pilot confere ao Mavic 2 Enterprise Dual segurança de dados. O recurso, quando habilitado, impossibilita que o dispositivo móvel do usuário envie ou receba qualquer dado online, oferecendo proteção garantida a operadores de voo envolvendo infraestruturas críticas, projetos governamentais ou outras missões sensíveis.

Segurança de voo e do espaço aéreo

O Mavic 2 Enteprise Dual vem equipado com a tecnologia AirSense da DJI, assegurando que drones continuem sendo uma adição segura aos céus. A funcionalidade otimiza a percepção situacional do piloto e, ainda, aprimora a segurança do espaço aéreo ao alertar automaticamente o piloto do drone sobre sinais ADS-B emitidos por aeronaves ou helicópteros próximos, enviando alertas de posicionamento em tempo real através do aplicativo de controle de voo DJI Pilot.

A tecnologia eleva a outro nível a segurança de operadores de drones profissionais que voam em espaços aéreos congestionados ou próximos a operações complicadas, tais como combate a incêndios, recuperação de desastres ou monitoramento de infraestrutura.

Além disso, o novo Mavic 2 Enterprise Dual possui sistema de transmissão de dados e vídeos avançado, o OcuSync 2.0, que permite uma conexão estável entre o drone e seu controle remoto mesmo em ambientes com alta interferência eletromagnética (tais como áreas urbanas).

O sistema conta com uma forte resistência à interferência e capacidade de troca automática, suportando ambas as faixas de frequência de 2,4 GHz e 5,8 GHz, com a possibilidade de usar diferentes frequências em transmissões de dados de uplink e downlink.

O Mavic 2 Enterprise Dual usa os motores de propulsão FOC da DJI aliados à hélices eficientes, para um voo mais silencioso e dinâmico, proporcionando um tempo máximo de voo de até 31 minutos e uma velocidade máxima de 45 km/h2. Além disso, uma bateria com aquecimento automático permite ao drone apresentar um desempenho confiável mesmo em condições meteorológicas adversas tão baixas quanto -10°C.

Para obter mais informações sobre todos os novos recursos e funções do Mavic 2 Enterprise Dual, visite www.dji.com/mavic-2-enterprise.

Drones na Indústria 4.0

Instagram-Imagem-Post-B2Você já pode marcar na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos MundoGEO Connect e DroneShow 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral do MundoGEO Connect e DroneShow em 2019 será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”.

Os conteúdos dos cursos, palestras e debates estão sendo formatados por um time de 32 curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Os sites do MundoGEO Connect e DroneShow 2019 apresentam o time de curadores que está ajudando a desenhar de forma inovadora os conteúdos dos eventos. Ainda este ano será divulgado o formato e prazos para submissão de trabalhos, as formas de participação de startups e a lista completa de cursos inéditos e atividades paralelas da feira. Confira um resumo de como foi a última edição: