A fabricante chinesa de drones DJI acaba de anunciar o lançamento dos tão esperados Phantom 4 Pro e Inspire 2. Confira as novidades!
Num evento realizado em Berlim esta semana, a DJI anunciou o lançamento de dois novos drones para uso profissional, o Phantom 4 Pro e o Inspire 2.
Por dentro do Phantom 4 Pro
O Phantom 4 Pro vem com câmera de 1 polegada de 20 MP com capacidade para gravar em H.264 4K a 60 fps, H.265 4K a 30 fps ou para um modo burst de 14 fps.
Com sensor de obstáculos de cinco direções, evita que o drone colida com obstáculos. Foram adicionadas, ainda, algumas melhorias nos sensores, que incluem um novo sensor de alta resolução de visão estéreo na parte traseira.
Foi melhorado também o controle remoto que permite agora uma transmissão lightbridge HD melhorada com transmissão entre 2.4 Ghz e 5.8 Ghz que permitem reduzir as interferências e o lag no controle do drone, assim como um alcance máximo de aproximadamente 7 quilômetros.
A este comando foi ainda adicionada uma tela de 5,5 polegadas Full HD com 1000 cd/m2 de brilho que permite melhor visibilidade ao sol. Uma vez que deixa de ser necessário o uso do smartphone, o aplicativo DJI GO já vem no sistema da tela. Adicionalmente, está ainda disponível a integração de uma porta HDMI, um slot para cartão microSD, um microfone, um alto-falante e uma conexão Wi-Fi.
Outro ponto melhorado no Phantom 4 Pro foi o seu tempo de voo, com uma autonomia estimada de 30 minutos. O sistema foi também melhorado para calcular e exibir o tempo restante de voo, depois de analisada e descontada a duração do percurso de volta, exibindo um alerta quando for hora de regressar. A gestão de bateria foi também melhorada.
O Phantom 4 Pro conta com funções inteligentes que facilitam e melhoram a captação de vídeo:
• Draw – permite desenhar um caminho na própria imagem, que o drone seguirá automaticamente e manterá a altitude.
• Active track – com este modo, o drone pode reconhecer uma pessoa ou objeto e segui-la automaticamente, mantendo sempre o alvo focado e enquadrado.
• TapFly – permite deslocar o drone para qualquer ponto da imagem captada na tela com um simples toque na zona pretendida.
• Return to home – neste modo, o Phantom 4 Pro consegue escolher o melhor caminho para regressar ao ponto de partida. É também capaz de alterar o seu percurso com base nos obstáculos que reconhecer durante o voo.
• Gesture Mode – tirar selfies deixou de ser um problema com este modo. Agora é possível captar imagens com o simples uso de gestos.
Por dentro do Inspire 2
Com especial foco na indústria cinematográfica, o Inspire 2 aproveita tudo o que o seu antecessor tinha de bom e apresenta uma versão melhorada com uma câmera mais avançada, melhor compatibilidade de formatos, melhor bateria e com velocidade máxima aumentada.
Construído em uma estrutura de liga de alumínio magnésio e braços de fibra de carbono, este é um drone que apresenta uma boa qualidade de construção e elevada resistência.Sua confiabilidade foi também melhorada com a introdução de módulos de IMU, bússola e barômetro em duplicado.
A velocidade máxima foi também aumentada graças a um novo sistema de propulsão, que permite agora que o drone alcance os 108 quilômetros por hora, precisando apenas de quatro segundos para ir de zero aos 80 quilômetros por hora e atinge uma velocidade de descida de 9 metros por segundo e na subida chega a 6 metros por segundo. Este drone consegue ainda voar num ângulo máximo de 40º e atingir altitudes entre os 2.500 e os 5.000 metros acima do nível do mar.
Para captação de imagem, a DJI apresentou um novo sistema de processamento de imagem, o CineCore 2.0, que permite a gravação de vídeo em 5.2K em CinemaDNG1, Apple ProRes2, entro outros.
Foram lançadas duas versões de câmeras compatíveis com o Inspire 2, A X4S é uma versão mais baixa, mas igualmente competente, que inclui um sensor de 1 polegada de 20 MP com ISO de 100-12800 e gravação em 4K com 60 ou 30 fps com um bitrate de 100 MB. Já a X5S traz um micro sensor 4/3 de 20.8 MP com ISO 100-25600 e gravação com resolução 5.2K a 30 fps ou em 4K a 60 fps e suporte para DNG RAW.
Para facilitar o controle do drone por parte do piloto, foi ainda acrescentada uma segunda câmera FPV de dois eixos que permite diferenciar a visão do piloto da câmera principal, permitindo assim que existam duas pessoas no controle ao mesmo tempo. O piloto observa o caminho e uma segunda pessoa controla a câmara de gravação.
O Workflow do Inspire 2 foi simplificado em relação à versão anterior, com a introdução de alguns formatos geralmente usados nas pós-produções, como Cinema DNG, Apple ProRes, entre outros. São também suportados os arquivos de sistema FAT32/exFAT para permitir uma cópia rápida de arquivos a partir do CINESSD sem ser necessário software adicional.
Os sensores deste novo drone foram também melhorados para oferecer uma melhor proteção durante o voo. O Inspire 2 consegue agora detectar obstáculos a 30 metros de distância e permite um voo protegido até aos 54 quilômetros por hora. Os novos sensores de infravermelhos conseguem também detectar obstáculos acima do drone, a uma proximidade de 5 metros, não permitindo assim que ele toque num teto quando estiver voando num espaço fechado. Os sensores de de obstáculos são ativados durante o modo de voo normal, RTH e o modo de voo inteligente e fazem parte do novo sistema DJI FlightAutonomy, que permite um controle do drone muito mais inteligente.
Além dos modos já apresentados no Phantom 4 Pro, este drone traz ainda o modo Spotlight Pro que permite que até o piloto mais básico consiga captar imagens complexas. Para isso, o Inspire 2 usa um avançado algoritmo de seguimento visual que fixa o alvo e o filma, independentemente da direção de voo. Caso o gimbal chegue perto do limite de rotação, o próprio drone adapta a sua posição para seguir o alvo.
A autonomia também foi melhorada nesta nova versão, com a presença de um sistema de bateria dupla que permite um tempo de voo entre 25 a 27 minutos. A estas baterias foi adicionado um sistema de auto-aquecimento que permite a operação do drone em temperaturas até -20ºC.
O Inspire 2 pode ser acompanhado através de um novo controle remoto que usa frequências entre 2.4 GHz e 5.8 GHz com um alcance de 7 quilômetros. Inclui também tecnologia Lightbridge que permite transmitir vídeos 1080p/720p, assim como a câmera FPV para o piloto e o operador de câmera. Este comando traz também uma porta de extensão, uma HDMI e uma USB.
Para controlar que seja possível haver dois intervenientes na filmagem, existe agora o Master controller e um Slave controller, sendo um da responsabilidade do piloto e outro do operador de câmara. Para este sistema funcionar em conjunto, o Master controller consegue enviar para o Slave controller a transmissão de vídeo em HD.
Está ainda disponível uma opção de broadcast que permite transmitir o vídeo ao vivo em 1080i50 ou 720p60 para uma televisão através de um sinal de dedicado.
Estes drones serão destaques na feira DroneShow 2017, que vai acontecer de 9 a 11 de maio em São Paulo (SP). Nos vemos lá!
Com informações da DJI e PPLWARE.