Disney vai testar tecnologia da Skydrones em operações de resgate

A empresa SkyDrones está enviando esta semana aparelhos também para a Jamaica e Alemanha e deve entregar um para os bombeiros de Santa Catarina

A empresa gaúcha SkyDrones está enviando esta semana drones com sistemas de resgate SARtube (com boia auto inflável e software de aproximação e lançamento automáticos) para os Estados Unidos, Jamaica e Alemanha, além de entregar um equipamento para a Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Em terras norte-americanas, serão entregues dois aparelhos para testes, um deles para a Disney, que deverá operá-lo em um de seus navios de cruzeiro pelo Caribe. O outro drone a ser testado nos EUA ficará com o serviço de fronteira, para eventuais resgates em rios e lagos.

Já para a Alemanha estão indo 22 aparelhos, comprados pelo governo local para resgates no Mar do Norte. E outro está indo para a Jamaica, para testes pelo governo local. Todos com o mesmo sistema que a empresa está doando para os bombeiros catarinenses – como já fez para os bombeiros gaúchos e para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

O SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento) é um sistema que pode ser acoplado a diversos tipos de drones e consiste de lançador e bóia auto inflável, além do software pelo qual o aparelho se posiciona e lança automaticamente a boia, depois que o operador toca sobre a imagem da vítima no visor de seu controle. A boia infla logo que toca na água e serve de suporte para a vítima enquanto a equipe de resgate está a caminho.

A principal vantagem é que a tecnologia pode ser instalada em drones menores e de baixo custo – no caso dos bombeiros brasileiros, modelos Phanton, da chinesa DJI.

O SARtube foi desenvolvido no ano passado a partir de uma demanda justamente dos bombeiros catarinenses, durante o Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (CIBE), ocorrido em Goiânia/GO. “Eles nos comentaram que possuíam um Phanton 4 para monitoramento das praias, mas era angustiante apenas observar a pessoa em risco de afogamento, sem poder lançar nada enquanto os salva-vidas estavam a caminho”, recorda explica o CEO da SkyDrones, Ulf Botgawa.

Skydrones no DroneShow 2018

zangao da skydronesA empresa SkyDrones confirmou o patrocínio ao evento DroneShow 2018, que vai acontecer de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

A SkyDrones começou sua história em 2008, quando seus sócios perceberam o grande potencial no futuro mercado de pequenos veículos aéreos não tripulados (atualmente, pilotados remotamente) para captação de imagens e dados de pontos estratégicos ou de difícil acesso.

Hoje, a empresa conta com alianças estratégicas com empresas da Alemanha, Coréia do Sul, Estados Unidos, Suíça e China, garantindo um intercâmbio de tecnologias e constante atualização de hardware e software.

A SkyDrones tem o reconhecimento da ANAC como uma empresa brasileira que contribui para a construção da regulamentação do setor, além de prêmios de design por seus produtos e a confiança da Embrapa e de dezenas de clientes das áreas de Agricultura, Energia, Mineração, Construção e Mapeamento.

O apoio da SkyDrones ao DroneShow só comprova a confiança dos expositores no potencial do mercado e no sucesso do evento, que é o maior da América Latina no setor de drones. Veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: