DECEA ministra palestra aos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Paraná
A equipe composta pelo Cap Jorge, 2S Evandro e o SD Gualdezi, todos do efetivo da Divisão de Operações do CINDACTA II, efetuou no dia 21 de julho, visita à Academia da Polícia Militar do Guatupê.
Durante a visita, o Cap Jorge ministrou, aos 34 capitães do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, palestra sobre o tema o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas – RPAS e o seu acesso seguro ao Espaço Aéreo Brasileiro.
Além da participação dos alunos do CAO, a palestra contou com a presença do Tenente – Coronel Valdir Tedeschi, Chefe da 3ª Seção do Corpo de Bombeiros e do Major Bombeiro Vladimir Donati, Subcomandante da Academia da Polícia Militar do Guatupê.
O tema abordado teve como principal foco a atuação dos Órgãos de Segurança Pública no combate ao uso irresponsável do espaço aéreo por aeronaves não tripuladas, e comumente conhecidas como “drones”.
Ao final da apresentação, os participantes puderam conhecer quais as informações necessárias à identificação da legalidade de uma operação de “drones”, por ocasião de uma possível abordagem.
Visando padronizar as ações de fiscalização e seguindo uma orientação da Secretaria de Aviação Civil, esta iniciativa será estendida aos demais Estados do Brasil.
Uso legal de Drones
Para saber se você está operando seu veículo aéreo não tripulado dentro da legalidade e entender sobre como está sendo feita a fiscalização do uso de Drones em todo o Brasil, assista ao replay do webinar que aconteceu na última quarta-feira (20/7) com a presença do Cap QOECTA Jorge Alexandre de Almeida Regis e do Sargento Giuseppe Maset Neto, representando o DECEA: