Curso introdutório aborda regulamentação para trabalhar com Drones

Vagas limitadas nas atividades (cursos, seminários e fórum) do DroneShow e MundoGEO Connect 2019. Garanta a sua!

curso sobre regulamentacao para trabalhar com DronesO primeiro passo para atuar com segurança com drones é conhecer a legislação que envolve este setor. E para quem já atua ou pretende atuar neste setor será realizado um mini-curso no dia 25 de junho em São Paulo (SP) dentro da programação do DroneShow 2019.

O objetivo do treinamento será instruir os participantes sobre a legislação brasileira em vigor que deve ser atendida para operar os seus equipamentos de forma legal e dentro das normas das entidades reguladoras (ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e MD – Ministério da Defesa), com ênfase na prestação de serviços de filmagens profissionais, mapeamento, inspeções, agricultura, segurança, entre outras.

Serão apresentadas as normas de cada entidade, a sua base legal e a documentação exigida para cada tipo de uso e operação dos drones, comentando os sistemas de cada Agência e que devem ser utilizados em cada processo, desde a homologação junto à ANATEL, o cadastro e habilitação pra operar drones junto à ANAC e as solicitações de acesso ao espaço aéreo junto ao DECEA, sem deixar de lado as boas práticas para as principais operações e como estar preparado para uma eventual fiscalização, fechando o curso com um resumo sobre a regulamentação do Ministério da Defesa.

Tópicos que serão abordados no curso:
• As entidades reguladoras e o papel de cada uma na operação legal do seu drone
• A ANATEL, a necessidade (ou não) de homologação dos equipamentos e como obter a homologação no sistema Mosaico
• As regras da ANAC para a habilitação necessária para a operação de drones, o registro de pessoas físicas e/ou empresas e drones no sistema SISANT
• Avaliação de Risco Operacional e a obrigatoriedade do seguro RETA
• Como solicitar e as restrições de acesso ao espaço aéreo pelo SARPAS, sistema do DECEA
• Legislação do Ministério da Defesa para os serviços de aerolevantamento
• Como agir quando os órgãos de segurança solicitarem sua documentação em uma abordagem
• As melhores práticas e recomendações para operar os drones dentro das normas, com segurança e rentabilidade

carlos-galassi-390x390O instrutor será Carlos Galassi, Arquiteto com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e já editou um blog premiado sobre o tema. É operador de diversos modelos de drones, fotógrafo amador e sócio fundador da OCA Solutions, empresa atuante desde 2013 no mercado da construção civil com foco na consultoria e gestão de projetos e obras que utiliza drones para diversos serviços técnicos e captação de imagens especializadas. Em 2016 criou a CG Drone, braço da OCA que tem foco na legalização de equipamentos e operações e na capacitação de operadores para uso de drones recreativos ou comerciais. É ainda sócio fundador da ABPR – Associação Baiana de Pilotos Remotos e participante ativo da campanha Drone Consciente do DECEA.

Veja a programação completa do evento e faça sua inscrição antecipada. Vagas limitadas!

Auditório do DroneShow 2018, realizado em maio passado na capital paulista

Um dos auditórios da última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect

Expositores confirmados no DroneShow e MundoGEO Connect 2019

Na feira do DroneShow e MundoGEO Connect, os visitantes poderão conferir as principais plataformas de coleta de dados da superfície terrestre, como satélites, aviões tripulados, estações terrestres, mapeamento móvel e, claro, Drones, além de ter contato com os principais prestadores de serviços e distribuidores de sensores e softwares de processamento de dados.

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Conheça a lista de expositores já confirmados e as suas marcas

Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento:

Imagens: Pixabay