Companhia LATAM testa drone para inspeções de aeronaves

Em parceria com a francesa Donecle, empresa aumenta eficiência em 70% e obtém níveis superiores de qualidade com a nova técnica de inspeção. Modelos Airbus operados pela LATAM já estão sendo inspecionados em fase de testes em seu Centro de Manutenção em São Carlos, no interior paulista

inspecao de aeronave com droneA LATAM Airlines é a primeira companhia da América Latina a utilizar um drone para inspeção de aeronaves. O dispositivo já está sendo utilizado em fase de testes no Centro de Manutenção em São Carlos (MRO), no Brasil, para inspeção visual dos aviões da família Airbus A320, que passam por check C na localidade. A iniciativa é resultado da parceria da LATAM com a Donecle, empresa francesa desenvolvedora do equipamento, firmada em agosto de 2019.

O objetivo da LATAM com o projeto é otimizar um dos processos de inspeção de suas aeronaves em mais de 70%. Atualmente, as inspeções visuais tradicionais realizadas por técnicos especializados demandam mais de 10h para serem finalizadas. Com o uso do drone o ganho é substancial, diminuindo o tempo de checagem externa dos modelos para média de 3h. Assim que o novo método for aprovado pela fabricante das aeronaves e pela autoridade europeia de aviação, a LATAM buscará expandi-lo para as operações de todo o Grupo.

“Este é um projeto que reforça nosso pioneirismo na América Latina para a implementação de um novo método de inspeção em aeronaves. É um privilégio termos a oportunidade de testar essa tecnologia avançada que já tem nos auxiliado no ganho de eficiência e elevado ainda mais nossos padrões de Qualidade e Segurança” afirma Alexandre Peronti, diretor de manutenção da LATAM Airlines Brasil.

Tecnologia de inspeção

Apesar de estar sempre sob a supervisão de um profissional da companhia, o drone inspeciona de forma autônoma o exterior das aeronaves, utilizando uma tecnologia por laser. O processo considera todas as áreas dos aviões e registra imagens em alta resolução a cada segundo. Essas fotos são encaminhadas automaticamente para um software específico do drone, que identifica eventuais danos nas aeronaves. Posteriormente, esses possíveis problemas são examinados em detalhes pelo técnico responsável para que decida o melhor procedimento para reparo.

drone inspecionando um airbus

Desde o início da parceria com a Donecle, a LATAM já inspecionou no MRO 17 aeronaves, todas com média de 2,5 horas para finalização da checagem por meio do drone, análise e relatório. “Mesmo ainda em fase de testes, já percebemos uma grande evolução nas inspeções que fazemos em nosso Centro de Manutenção e queremos expandir esse novo método para as operações de todo o Grupo”, finaliza Peronti.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020, que acontece de 1 a 3 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

 

Imagens: Divulgação