Brasileiros desenvolvem solução que usa drones dotados de inteligência artificial

Pesquisadores locais da multinacional de tecnologia Accenture pretendem utilizar aparelhos para oferecer serviços de monitoramento a custo reduzido

Drone Accenture - Divulgação-kYCH-U20557486301M0-1024x577@GP-WebA Accenture, por meio do Centro de Inovação Accenture para SAP, desenvolveu uma solução usando drones e ferramentas de Machine Learning e Visão Computacional para abordar o desafio da coleta de dados de locais remotos.

A nova solução, voltada para o monitoramento remoto e coleta de dados com as aeronaves, foi desenvolvida por arquitetos brasileiros de tecnologia do Centro de Inovação da empresa, divididos em São Paulo e Recife. O projeto surgiu após workshops feitos pela empresa com clientes, que citaram dificuldades em fazer a inspeção de linhas elétricas. Normalmente, esse trabalho é feito por técnicos em helicópteros, voando sobre as redes de transmissão para identificar visualmente falhas e realizar a manutenção. Com os drones, eles podem capturar dados, como temperatura e imagens da infraestrutura, transmiti-los em tempo real com outras informações contextuais, como localização, e gravar os dados automaticamente nos sistemas da companhia..

“Todo mundo já sabia que neste caso é possível trocar o helicóptero por drones. Mas a grande inovação foi trocar a inteligência de quem está do lado de fora (inspecionando as linhas) por uma inteligência artificial. Em menos de um mês conseguimos fazer uma prova de conceito que mostrava a viabilidade da solução”, afirma o diretor executivo da Accenture Technology, Roberto Frossard.

O sistema, então, aplica Visão Computacional, transformando dados de imagens ou vídeo em decisão (por exemplo: há uma pessoa nesta imagem?) ou em uma nova representação. Ao aplicar capacidades de análises e Machine Learning nesses estudos, os técnicos podem ter maior precisão e agilidade na identificação de falhas ou possíveis problemas, levando a uma redução de 50% nos custos – questões como o sobreaquecimento, por exemplo, podem ser identificadas e tratadas com eficiência.

Assista ao vídeo Accentur e entenda como funciona a inteligência artificial dos drones desenvolvidos, clicando aqui.

Capacitação e Empreendedorismo com Drones

Atendendo a pedidos, serão realizados 8 cursos de capacitação em várias áreas relacionadas aos veículos aéreos não tripulados no DroneShow Online, de agosto a dezembro, com alguns dos maiores especialistas do setor. Confira a programação completa do DroneShow Online e garanta sua vaga! E no dia 4 de agosto será realizada a segunda edição do Fórum de Integração Empresarial do Setor de Drones, desta vez no formato online, para reunir os empreendedores em torno dos rumos do mercado. Veja como fazer parte deste grupo e nos vemos lá!