ANAC informa que cadastro de Drones precisa ser revalidado

Atualização cadastral no SISANT é necessária a cada dois anos. Registros vencidos são excluídos

ANAC informa que cadastro de Drones precisa ser revalidadoUsuários que tiverem drones cadastrados no sistema SISANT, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), devem ficar atentos para a atualização cadastral desses equipamentos.

O cadastro feito no SISANT tem validade de dois anos e o registro que não for revalidado, em até 6 meses após o vencimento, é cancelado automaticamente, conforme está previsto no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E) nº 94. Drones com o cadastro vencido não podem ser utilizados.

Publicado em 2017, o RBAC-E nº 94 prevê o cadastramento de todos os equipamentos para acesso ao espaço aéreo. Até o final de janeiro deste ano, havia mais de 76 mil equipamentos com cadastros ativos. Desses, aproximadamente 47 mil destinavam-se ao uso recreativo e 29 mil ao uso profissional.

Hoje, o cadastro no SISANT é emitido com validade de dois anos. Após esse período, é necessária a revalidação. A ANAC notifica os usuários por e-mail, quando o cadastro está próximo ao prazo de validade e quando o registro é efetivamente cancelado.

Caso o usuário tenha tido o cadastro cancelado, mas ainda precise dele, não tem problema. Basta realizar um novo cadastro, lembrando porém que, uma vez cancelado, o número do registro pode ser disponibilizado para outros usuários.

Para revalidar ou recadastrar o equipamento, o procedimento é muito simples. Acesse o SISANT com login e senha previamente cadastrados no sistema e siga os passos indicados. Para saber informações sobre regras, cadastramento e dicas de operação, acesse a página temática de Drones no portal da ANAC.

Muito simples de ser feita, além da renovação no SISANT é necessário também atualizar no SARPAS, do contrário toda solicitação de voo que precisa ser avaliada será reprovada.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da ANAC

9º Fórum Empresarial de Drones

nono forum empresarial de dronesAcontece no dia 1 de setembro em São Paulo o 9º Fórum Empresarial de Drones dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect 2020. Os eventos serão realizados simultaneamente de 1 a 3 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

O 9º Fórum empresarial de Drones vai reunir especialistas para debater as mudanças na regulamentação dos drones no Brasil, provocadas pelas novas demandas da sociedade.

Além disso, serão apresentados avanços tecnológicos necessários para a certificação de drones na ANAC, bem como as alternativas de detecção de drones em áreas de risco, finalizando com questões relacionadas à formação de pilotos BVLOS e ações de fiscalização das operações.

O fórum é voltado a especialistas, empresários da cadeia produtiva do setor, entidades reguladoras (ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Ministério da Defesa) e contratantes do setor público e privado.

Leia mais: Veja como foi a oitava edição do Fórum Empresarial de Drones

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020 com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

Será um verdadeiro festival de atrações: arenas com apresentações inovadoras; cursos básicos, avançados e práticos; seminários e fóruns temáticos; experimentação de tecnologias 3D; premiação dos melhores projetos; plataforma para conexões e negócios; além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes. Veja as empresas confirmadas na feira.

Assista um resumo em 3 minutos de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow:

Imagem: Pixabay