Os EUA desenvolveram uma nova plataforma para lançamento e captura em movimento de drone. Confira o vídeo demonstrativo do funcionamento
Poucas cenas demonstram a destreza da marinha dos EUA tão efetivamente quanto a rápida decolagem e recuperação de jatos de combate no convés de um porta-aviões.
A capacidade de transportar aeronaves para qualquer lugar do mundo e lançar esses aviões à velocidade de voo e levá-los a uma parada em distâncias extremamente curtas foi essencial para o domínio da área naval.
Para ajudar a fornecer capacidades semelhantes para unidades militares dos EUA em todo o mundo, o esforço de pesquisa SideArm da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) busca criar um aparelho portátil e autônomo capaz de lançar horizontalmente e recuperar drones.
Em dezembro de 2016, a Aurora Flight Sciences testou com sucesso um sistema de demonstração de tecnologia em escala, que repetidamente capturou um drone LockSheed Fury através de uma catapulta externa. O sistema é capaz de recuperar aeronaves até 1.100 quilos, excedendo os objetivos de design da DARPA.
O SideArm foi projetado para operar em instalações montadas em caminhões, embarcações e instalações fixas, senso que uma equipe de apenas duas a quatro pessoas pode configurar e operar o sistema em minutos.
Seu pequeno tamanho deve-se à combinação de seu lançamento e captura de equipamentos em um único trilho, que se dobra para o transporte. Em vez de usar um método de captura tradicional, que usa uma rede para capturar o drone, o sistema trava um gancho na parte de trás do veículo e direciona o gancho para viajar pelo trilho. Esta abordagem proporciona uma desaceleração mais lenta, mais constante e controlada, que é mais segura para o veículo.