A programação, que acontece durante os meses de setembro e outubro, ainda conta com oficina de estruturas infláveis e apresentação dos projetos desenvolvidos durante a Residência do Red Bull Basement 2016
O Red Bull Basement é uma plataforma de produção, pesquisa e difusão de soluções criativas e colaborativas com o uso de tecnologia, que, entre setembro e outubro, concentra no Red Bull Station, localizado no centro de São Paulo, uma série de palestras e workshops. A programação, que começa no dia 28 de setembro, com uma oficina de estruturas infláveis, se estende até o fim de outubro com um workshop de construção de um drone racer.
Também farão parte do ciclo de encontros e palestras atividades como o Basement Go! – Realidade Aumentada e Imagens da Cidade, oficina na qual os participantes farão uma imersão de dois dias em aplicativos e ferramentas de RA, além da apresentação dos produtos finais desenvolvidos durante a Residência do Red Bull Basement 2016.
A programação de oficinas e workshops integra o Red Bull Basement, bem como os projetos de residência que começaram em agosto e estão sendo desenvolvidos no espaço. Partindo da prerrogativa de que cidades são sobre pessoas e que para transformá-las é preciso entender o que as constituem, os projetos da residência acreditam que espaços urbanos mais inclusivos e acessíveis são a chave para uma sociedade melhor e desenvolvem projetos inovadores que transformam positivamente a nossa convivência.
Veja abaixo quais são os projetos desenvolvidos durante a Residência do Red Bull Basement 2016:
Moskito Livre, por Samanta Gimenez Fluture
Kit de dispositivos que usam tecnologia livre e de baixo custo para combater o mosquito da dengue em dois estágios: na criação de ovos em água parada (gerando sua oxigenação) e no uso de repente eletrônico vestível (prevenindo picadas).
Balanços InterAfetivos, por Giovanna Casimiro e Lina Lopes
O projeto consiste em um mobiliário urbano interativo para unir pessoas e iluminar a cidade. Os objetos são balanços que se acendem quando as pessoas sentam sobre eles ou tocam em outras pessoas, enquanto sentadas. Além de usarem baixa quantidade de energia para iluminar os espaços, eles movimentam corpos e afetos, tirando a sociedade da zona de conforto e trazendo a discussão da empatia, da ausência e presença do corpo na cidade.
Sala-bolha, por Ricardo Coelho Almeida
As salas-bolhas são ambientes infláveis a serem montados em espaços públicos para serem utilizados como espaço para reuniões, aulas, palestras e afins por qualquer pessoa com tal demanda.
Pluvi.On, por Diogo Tolezano Pires e Pedro Luiz Godoy Filho
Plataforma aberta/open source que disponibiliza informações meteorológicas hiperlocais e usa inteligência artificial para gerar insights tanto para a população (risco de enchentes/ duração da chuva) como para os negócios da cidade (vários setores são impactados por essa informação, como seguradoras, construção civil, varejo, agricultura, etc.).
Pontos cegos, surdos e mudos, por Sara Lana Gonçalves
Criar uma ferramenta de mapeamento e rastreamento de pontos cegos, surdos e mudos de centros urbanos, não atingidos por câmeras de segurança e com maior e menor incidência de ruídos audíveis.
O Red Bull Basement é um projeto fixo do Red Bull Station que abriga, anualmente, uma residência hacker com duração de dois meses, um festival de tecnologia e um Makerspace, espaço físico de criatividade que possui equipamentos de última geração – como uma cortadora a laser, uma fresadora CNC e impressoras 3D – e que pode ser utilizado por qualquer pessoa mediante projeto e agendamento.
A programação é gratuita e, em alguns casos, é necessário inscrição para participar das atividades. Confira:
Quarta-feira, 28 de setembro
Oficina de estruturas infláveis @ Auditório
Horário: 15h
Palestrante: Ricardo Coelho
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
A oficina tem como objetivo ensinar a como projetar e executar um espaço inflável feito em plástico, além de apresentar algumas referências e técnicas de arquitetura inflável utilizadas por outros autores ao longo da história. Estas estruturas infláveis, ou simplesmente “bolhas”, são o tema do projeto do cenógrafo residente e cenógrafo Ricardo Bizafra, que começou a estudar a respeito do assunto ainda durante a faculdade de arquitetura e urbanismo da UFMG e já aplicou o projeto em diversos trabalhos.
Terça-feira, 4 de outubro
Apresentação projetos Residência Red Bull Basement @ Auditório
Horário: 20h
Palestrantes: Samanta Fluture (Moskito Livre); Giovanna Casimiro e Lina Lopes (Balanços InterAfetivos); Ricardo Coelho Almeida (Sala-bolha); Diogo Tolezano Pires e Pedro Luiz Godoy Filho (Pluvi.On); Sara Lana Gonçalves (Pontos cegos, surdos e mudos)
Número de vagas: 100 (por ordem de chegada)
Os cinco projetos da segunda Residência Hacker do Red Bull Basement serão apresentados, na busca de mostrar o resultado do processo de desenvolvimento dos seus protótipos. Durante dois meses os selecionados se dedicaram ao aprimoramento das suas propostas com suporte de um grupo mentores e um makerspace localizado no prédio do Red Bull Station.
Quinta-feira, 13 de outubro
Ocupação Mirante Lab – Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Quando: 13 de outubro, às 14h30, no Makerspace
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
A ocupação Mirante Lab acontecerá em quatro encontros (o último ocorre no dia 03/11), nos quais os participantes passarão por todo processo de construção de um Drone Racer, desde a análise de componentes, estudos de funcionamentos gerais e montagem. Durante o processo, eles terão a chance de conversar com especialistas e fazer testes de pilotagem. Ao fim dos encontros, os inscritos participarão da Corrida de Drones, realizada pelo Mirante Lab.
Terça e quarta-feira, 18 e 19 de outubro
Basement Go! – Realidade Aumentada e Imagens da Cidade @ Makerspace
Horário: 15h
Palestrante: Giovanna Casimiro
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
Material necessário: celular com câmera ou câmera fotográfica
A oficina propõe dois dias de imersão inicial sobre aplicativos, serviços e projetos de Realidade Aumentada. Os participantes trabalharão o princípio de experimentação com RA, utilizando softwares/plataformas online e imagens históricas da cidade. A partir de experimentos artísticos e do campo do design, o objetivo é que os participantes exerçam suas capacidades de editar, construir e curar imagens de diversos tempos da cidade, ao longo da historia, e reaplicá-las através de tags ou geolocalização. Dividida em dois dias, os participantes partirão do entorno do Red Bull Station e trabalharão as seguintes etapas:
– Terça-feira, 18 de outubro:
Sensibilização: apresentação dos projetos StreetMuseum, WeARinMoMA, ManifestAR, Talking Statues, Memória da Amnésia, entre outros.
Debate sobre a ascensão da Realidade Aumentada no contexto da cidade.
Imersão e curadoria: utilizando câmeras e celulares, será feita uma rota pelo centro capturando imagens da cidade, e em seguida, farão um busca de equivalentes em registros históricos, bancos de imagens e o site do DPH, no caso de monumentos. O objetivo desta etapa é que os participantes criem novas imagens, mesclem as atuais com as antigas, criem glitches e ruídos visuais para uma terceira dimensão de histórica.
– Quarta-feira, 19 de outubro:
Aplicativos e Softwares: apresentação e tutorial breve do funcionamento dos mais simples aplicativos gratuitos de Realidade Aumentada, e implementação de geolocalização pelo wordpress para o app Layar. Experimentação e testes: criação de um mapa de acessos pelo prédio do RedBull e entorno, cujos pontos acionarão as novas imagens da cidade resultantes da manipulação do primeiro dia de curso.
Quinta-feira, 20 de outubro
Ocupação Mirante Lab – Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Horário: 14h30
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
Quinta-feira, 27 de outubro
Ocupação Mirante Lab – Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Quando: 27 de outubro, às 14h30, no Makerspace
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
A ocupação Mirante Lab acontecerá em quatro encontros (o último ocorre no dia 03/11), nos quais os participantes passarão por todo processo de construção de um Drone Racer, desde a análise de componentes, estudos de funcionamentos gerais e montagem. Durante o processo, eles terão a chance de conversar com especialistas e fazer testes de pilotagem. Ao fim dos encontros, os inscritos participarão da Corrida de Drones, realizada pelo Mirante Lab.
Segunda-feira, 24 de outubro
VideoMapping Interativo e Imagens da Cidade @ Laje Red Bull Station
Horário: às 17h
Palestrante: Nina Lopes
Número de vagas: 15 (com inscrição prévia no e-mail basement.inscricoes@redbull.com.br )
O termo videomapping se refere à capacidade de adaptar um material de vídeo às estruturas volumétricas. Mas isso você já sabe, né? Então vamos ao que interessa que é falar dos assuntos abordados no workshop. O encontro é prático e ao ar livre. Vamos apresentar o software livre VPT7. Para utilizá-lo você deve trazer seu notebook, pc ou mac com o quicktime instalado. Vamos apresentar as três principais técnicas de mapeamento de vídeo: máscara, correção de cantos e distorção de malha. Mas, para ficar completo, vamos falar de quais modelos de computador são mais apropriados para projeção, quais tecnologias de projetores e cabeamentos disponíveis no mercado e como fazer tudo isso de modo interativo. Vamos mapear o teto da laje do Red Bull Station com um ou dois projetores de 6000 lumens! O conteúdo principal será o resultado de outro workshop, um aplicativo de realidade aumentada com imagens internas e externas do prédio. Mas não é só isso, vamos brincar de controlar projeção com protocolo MIDI, arduíno e usar visualização de áudio para compor o nosso set-vjing-interativo.
Quinta-feira, 27 de outubro
Ocupação Mirante Lab – Montagem de Drone Racer @ Makerspace
Quando: 27 de outubro, às 14h30, no Makerspace
Palestrante: Carlos Candido
Número de vagas: 15 (por ordem de chegada)
A ocupação Mirante Lab acontecerá em quatro encontros (o último ocorre no dia 03/11), nos quais os participantes passarão por todo processo de construção de um Drone Racer, desde a análise de componentes, estudos de funcionamentos gerais e montagem. Durante o processo, eles terão a chance de conversar com especialistas e fazer testes de pilotagem. Ao fim dos encontros, os inscritos participarão da Corrida de Drones, realizada pelo Mirante Lab.
Sobre a ocupação Mirante Lab
A tomada do coletivo, que acontecerá durante dois meses na programação do Red Bull Basement, propõe uma série de encontros, oficinas, grupos de pesquisa sobre drones. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. Projetos independentes finalizados ou em processo de produção são bem-vindos para fomentar a troca e desenvolvimento do grupo.
Sobre o Red Bull Station
Localizado em um prédio de 1926, no centro de São Paulo, o Red Bull Station ocupa a antiga subestação Riachuelo, desativada desde 2004 e tombada como patrimônio histórico pelo Conpresp. Após longa reforma para adaptação ao novo uso do espaço e restauro, o Red Bull Station está de portas abertas para o público.
Com foco em projetos experimentais de artes e música, os cinco andares do Red Bull Station contam com estúdio de música, um projeto permanente de residência artística, três espaços expositivos, um terraço e uma cafeteria.
O espaço tem acesso gratuito e integra diferentes expressões artísticas, que se misturam em tempo real num ambiente que permite a troca contínua entre artistas e as pessoas que estiverem por lá. Os projetos têm como ponto em comum a valorização do processo, a experimentação e a formação de artistas com inúmeros workshops e palestras na programação.
Red Bull Station
Praça da Bandeira, 137, Centro, São Paulo, SP.
www.redbullstation.com.br
https://www.facebook.com/RedBullStation/?fref=ts
https://www.instagram.com/redbullbr/
Veja também: A ESPERA ACABOU! GOPRO LANÇA EM OUTUBRO O SEU PRIMEIRO DRONE KARMA