Xmobots lança drone Nauru 100D e apresenta conceitos UCAV e Swarm

Drone tático desenvolvido no Brasil é voltado para missões de vigilância; versões conceituais exploram cenário de combate e ataque coordenado

Xmobots-lanca-Nauru-100D-e-apresenta-conceitos-UCAV-e-SwarmA Xmobots, 6ª maior empresa de drones civis do mundo, anuncia o Nauru 100D, um UAS (Unmanned Aerial System) tático de vigilância que representa um novo capítulo na atuação da companhia no setor de Defesa.

Projetado para missões de reconhecimento, monitoramento e observação tática, o Nauru 100D une mobilidade, inteligência embarcada e autonomia operacional. Com design compacto, operação simplificada e desempenho robusto, o sistema reforça a capacidade de resposta das forças de defesa em cenários críticos.

“O contexto geopolítico – como os conflitos na Ucrânia, no Azerbaijão e em Gaza – tem demonstrado a relevância dos drones. Com o Nauru 100D, inauguramos uma linha com resposta rápida embutida”,

afirma a Diretora Comercial da Xmobots, Thatiana Miloso.

Monitoramento avançado e operação furtiva

A versão padrão do UAS Nauru 100D é equipada com o Gimbal SIS031A, permitindo o rastreio preciso de alvos, análise em tempo real e cálculo de distâncias com sensores RGB e Infravermelho Termal. As imagens são transmitidas de forma segura às equipes em solo, mesmo em condições adversas.

A Inteligência Artificial (IA) embarcada no SIS031A amplia as capacidades operacionais, permitindo também:

    • Leitura de placas;

    • Tracking de veículos e pessoas;

    • Reconhecimento facial;

    • Localização para busca e salvamento.

Com assinatura térmica, sonora e visual reduzida, o UAS atua de forma praticamente invisível durante as missões. Sua tecnologia eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing) permite decolagens e pousos verticais, o que amplia sua operação em ambientes com infraestrutura limitada.

Mobilidade e prontidão para missões ininterruptas

O UAS Nauru 100D foi desenvolvido para operações ágeis e contínuas. Seu kit operacional é composto por duas maletas compactas: uma para transporte do drone e outra que funciona como uma estação de carregamento das baterias em campo.

Com três baterias intercambiáveis – cada uma garantindo duas horas de voo – e recarga simultânea em operação, o sistema oferece mais de seis horas de missão, sem a necessidade de longas pausa. O modo Plug & Play ativa o UAS em menos de três minutos, com interface simplificada de controle simples via dois tablets.

Principais características do UAS Nauru 100D (padrão – vigilância):

    • Envergadura: 2,1 metros;

    • Peso máximo: 9kg;

    • Teto de serviço: 400 a 1000ft;

    • Alcance operacional: 20 a 30km;

    • Velocidade de cruzeiro: 17m/s (33kt);

    • Autonomia de voo: 2 horas

    • Inteligência Embarcada: reconhecimento e aquisição de alvos;

    • Câmera FPV: Transmissão em tempo real;

    • Sistema de Iluminação: Para voos diurnos e noturnos;

    • Paraquedas: acionamento em emergências.

Conceitos estratégicos: UCAV e Swarm

A partir da plataforma Nauru 100D, a Xmobots vem desenvolvendo duas propostas conceituais voltadas para aplicações militares avançadas: os modelos UCAV (Unmanned Combat Aerial Vehicle) e Swarm (enxame). Ambos estão em fase de estudo e representam um salto em capacidades operacionais.

O conceito UCAV prevê um sistema de combate com atuação em altitudes elevadas, evasão de radar e ataques de precisão milimétrica. A proposta inclui disparo a 60 metros de altura, correção da trajetória em tempo real e retorno à base para novas missões. Entre as cargas de emprego em estudo estão bombas de alto pode explosivo (HE) e bombas antitanque com penetração (HEAT).

Já o conceito Swarm explora o lançamento simultâneo de até 30 aeronaves a partir de um contêiner de 20ft – três destinadas ao reconhecimento e 27 ao ataque coordenado. Com alcance previsto entre 120km e 340km, a proposta sinaliza uma nova dinâmica ao campo operacional, com foco em saturação de alvos e resposta tática em larga escala.

“O conceito tecnológico UCAV e Swarm com o Nauru 100D amplia as capacidades, além das missões ISTAR (Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance)”,

explica o fundador e CEO da Xmobots, Giovani Amianti.

Xmobots Defense: um braço dedicado ao setor militar

O lançamento do UAS Nauru 100D marca o início da Xmobots Defense, divisão criada estrategicamente para o desenvolvimento de inovações voltadas às forças de defesa ao redor do mundo. A estrutura consolida o movimento de expansão da empresa no setor e reforça seu plano de internacionalização.

Com quase duas décadas de atuação no mercado aeroespacial, a Xmobots consolida sua expertise no desenvolvimento de UAS e inaugura uma nova fase no setor de Defesa.

Sobre a Xmobots

Fundada em 2007, a Xmobots é uma empresa referência em tecnologia robótica, que verticaliza o desenvolvimento de veículos, hardware, software e inteligência artificial. O ecossistema de soluções integradas garante maior eficácia em processos produtivos de segmentos vitais para a humanidade, como Agro, Geo, Ambiental, Defesa e Segurança. Isso proporciona redução dos custos operacionais e aumento da produtividade sem prescindir da acurácia e qualidade.

Mais informações: www.xmobots.com.br

Destaques da última edição: