DJI anuncia lançamento do drone Phantom 4 Multispectral

Fabricante chinesa apresenta novo drone P4 Multispectral voltado para agricultura de precisão e gestão ambiental

drone phantom p4 multispectralA DJI acaba de lançar o Phantom 4 Multispectral, drone com captação de imagens multiespectrais totalmente integrada, projetado para agricultura de precisão e gestão ambiental.

O Phantom 4 Multispectral combina dados de seis sensores trabalhando separadamente para medir a saúde das culturas, desde plantas individuais até campos inteiros, bem como ervas daninhas e uma variedade de condições do solo.

Com a expectativa de que o mercado de drones agrícolas cresça de 1,2 bilhão de dólares em 2019 para 4,8 bilhões em 2024, o P4 Multispectral fornece aos agricultores e engenheiros agrônomos uma nova ferramenta para melhorar o rendimento das culturas, reduzir custos e ajudar profissionais do meio ambiente a monitorar facilmente a vegetação.

“O Phantom 4 Multispectral tem a promessa de transformar os setores de agricultura e gestão ambiental, coletando dados no nível da planta sem precisar enviar pessoal para o campo para pesquisas manuais”, afirma Jan Gasparic, diretor de parcerias estratégicas da DJI. “Ao combinar imagens multiespectrais em uma ferramenta confiável, eficiente e acessível, a DJI está tornando essa tecnologia transformadora mais acessível para profissionais de todo o mundo que são pioneiros na adoção de drones em seus setores”, conclui

P4-Multispectral-sensorsO P4 Multispectral possui um sistema de imagem estabilizado por gimbal composto por uma câmera RGB e um conjunto de câmeras multiespectrais com cinco sensores em diferentes bandas – incluindo red-edge e infravermelho próximo – capazes de capturar luz visível e invisível.

Esses dados fornecem aos profissionais treinados insights exclusivos sobre o estresse da vegetação, a composição do solo e a salinidade e contaminação da água. Um sensor de luz solar espectral integrado maximiza a precisão e a consistência da coleta de dados durante as missões realizadas em diferentes horários do dia.

A integração com o aplicativo de planejamento de voo DJI Ground Station Pro permite que os pilotos alternem entre as visualizações em tempo real da câmera de vídeo RGB do drone e a saída do Índice de vegetação com diferença normalizada (NDVI, na sigla em inglês) para obter informações imediatas enquanto estão em campo.

P4-Multispectral-RGB-v-NDVI

Um módulo de posicionamento RTK integrado e o sistema TimeSync suporta dados de posicionamento precisos em tempo real para cada imagem, otimizando resultados fotogramétricos e fornecendo medições precisas no nível de centímetro.

Fluxo de Trabalho

P4-Multispectral-agroO P4 Multispectral é compatível com os fluxos de trabalho padrão da indústria, incluindo programação de voo, mapeamento e software de análise da própria DJI e também de outros fornecedores.

Usando o aplicativo DJI GS Pro, os usuários podem criar missões automatizadas e repetíveis, incluindo planejamento de voo, execução de missões e gerenciamento de dados de voo.

Os dados coletados podem ser facilmente importados para o DJI Terra ou um conjunto de software de terceiros, incluindo Pix4D Mapper e DroneDeploy, para análise e geração de mapas adicionais de índice de vegetação.

Além disso, os usuários do Phantom 4 Multispectral podem melhorar a precisão do posicionamento RTK sem uma conexão à internet, usando a Estação Móvel GNSS de Alta Precisão D-RTK 2 da DJI, que suporta todos os principais sistemas globais de navegação por satélite ou o RTK de rede de terceiros via um iPad com conexão à internet.

Desempenho e Disponibilidade

Construído sobre a estrutura Phantom, o P4 Multispectral utiliza o sistema de transmissão OcuSync da DJI para uma experiência de voo suave com menos interferência de sinal, transmissão de vídeo aprimorada e alcance máximo de transmissão de 7 quilômetros.

Cada uma de suas câmeras de 2 megapixels possui um obturador global para imagens precisas durante o voo, com um máximo de 27 minutos de tempo de bateria por bateria.

O DJI P4 Multispectral estará disponível em outubro através de revendedores autorizados da DJI Enterprise em todo o mundo.

Estado-da-Arte em Geo e Drones

O Estado-da-Arte em Geotecnologias e Drones estará em destaque dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect PLUS, de 5 a 7 de novembro no Hotel Meliá Ibirapuera em São Paulo (SP).

Os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019 aconteceram em junho passado na capital paulista, reunindo mais de 3.800 participantes, 120 marcas na feira e 240 horas de conteúdo com o tema Drones e Geotecnologias na Indústria 4.0. Confira os destaques do evento:

Imagens: Divulgação