A Drone Kids School, startup Curitibana, está entre as Top 100 Inovativa Brasil. Já foram impactadas 300 crianças e a previsão para 2019 é de 5 mil alunos
Os drones foram criados em 1969, primeiramente como uso militar. Hoje, a tecnologia explodiu ao possibilitar equipamentos com altíssima qualidade de geolocalização, produção de vídeo, salvamento, mapeamento agrícola e educacional. Tendo como base os avanços das últimas décadas, já é possível dizer que nos próximos 10 anos haverá uma utilização inclusive para transporte de cargas e pessoas.
Dentro deste cenário e pensando nas profissões do futuro, nasceu a Drone Kids School, um curso de pilotagem de drones para crianças entre 8 e 12 anos, unindo diversão e educação.
“O caminho da humanidade se desloca para as novas atividades tecnológicas contidas nos drones, em impressões 3D, Realidade Virtual e Aumentada, Inteligência Artificial e internet das coisas. São chamadas de profissões do futuro”, afirma Márcio Vieira, Fouder & CEO Drone Kids School. “Quanto mais cedo inserirmos estas tecnologias disruptivas, tão logo teremos um adulto com possibilidades inimagináveis para o avanço das cidades inteligentes”, comemora.
O curso oferecido é anual e, atualmente, o projeto está em 22 escolas de 12 Estados brasileiros, com parcerias para iniciar em 2019 em Portugal, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e Finlândia.
A sede fica em Curitiba (PR), onde desde o início das atividades são ministradas aulas nas seguintes instituições: Positivo Internacional, Positivo Ambiental, Positivo Junior, Plataforma VC Maker, Bosque-Mananciais e Santa Maria, com foco no Ensino Fundamental e Médio.
Já foram impactadas 300 crianças e a previsão para 2019 é de 5.000 alunos.
Um dos grandes diferenciais do curso é a Educação 4.0 e a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math). “Exploramos nas crianças o intelectual, o conhecimento prático e o desporto com metodologia de ensino STEAM, com a qual a criança aprende de forma lúdica e divertida. Inserimos em atividades práticas as novas tecnologias do século XXI. É uma forma de construir conhecimentos, aliando conceitos das disciplinas, melhorando a cognição da criança e facilitando o aprendizado na escola”, complementa Márcio Vieira.
Entre as atividades está a Corrida de Drones, que é considerada a Fórmula 1 do futuro. “Inclusive temos uma proposta de selecionar os melhores, patrocinando-os em campeonatos nacionais e internacionais pela marca Drone Kids School. Em 2017, por exemplo, um jovem de 15 anos conquistou a façanha de ser considerado o melhor piloto de drones de corrida, com um cheque de 1 milhão de dólares”, afirma.
Do Brasil para o mundo
A empresa participou do Inovativa 2018, um programa de capacitação, mentorias e conexão com investidores, com objetivo de ajudar startups a conquistar mercado. “Foi uma experiência incrível, durante o processo de aceleração, conseguimos identificar alguns ajustes sobre o nosso público, as escolas e grupos de ensino extracurricular. Foram quase 1300 startups inscritos e a Drone Kids School passou a todas as etapas, sendo atualmente uma das 100 melhores startups do Brasil”, conta Elton Niedzwiedz, Coo-Fouder & CMO da Drone Kids School.
E a Drone Kids School acaba de receber outra grande notícia, sendo convidada a participar do maior e mais importante evento para a Educação do planeta: a BETT Show – Londres. “É a primeira vez que uma empresa/Startup brasileira é convidada pelos organizadores para representar a nação em um evento dessa magnitude. Temos a chance de estar na arena principal como uma das 15 melhores inovações para a área educacional futura para crianças. Isso porque, segundo a organização, não há no mundo nenhuma outra empresa que una Educação + Tecnologia com drones para crianças”, adianta Marcos Cavallim, CTO da Drone Kids School.
Cursos e venda de drones
O curso Drone Kids School é anual, sendo aplicado em dois módulos: Piloto Mirim Drone de Corrida & Fantástica Fábrica dos Drones. A faixa etária é dos 8 aos 12 anos.
A empresa também comercializa dois modelos de drones. O modelo de entrada tem cerca de 10 cm e é destinado para o usuário que inicia seus conhecimentos e acompanha drone, controle e três baterias. Já o modelo mais completo, também com cerca de 10 cm, tem sistema de câmera & óculos FPV (First Person View), acompanhando drone, óculos, controle e três baterias.
DroneShow Online em dezembro
Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro e as inscrições já estão abertas com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!
O DroneShow Online terá um seminário de abertura – com inscrição gratuita – no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente. Durante a semana do evento serão oferecidos, ainda, cinco cursos online por especialistas do setor relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.
Todos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking. Porém, as vagas são limitadas para garantir que será reservado um tempo ao final de cada mini-curso para responder perguntas dos participantes.