Uso da tecnologia possibilitou aos pesquisadores uma visão do ecossistema da floresta nunca antes possível
Há diversas formas inovadoras e revolucionárias de utilizar os drones. Uma delas é em pesquisas de coletas de informações.
A tecnologia Drone é muito usada para permitir mapeamento de alta precisão, mas também tem sido amplamente utilizada para estudar a saúde das baleias sem nunca entrar em contato físico com os animais.
A exemplo disso, a DJI contribuiu com a pesquisa por meio de consultoria tecnológica para construção dos protótipos, com o recente projeto do químico ambiental Scot T. Martin, focado em medir as emissões de vegetação e atividades humanas em vários ecossistemas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas, que implantou drones para medir o ar da Floresta Amazônica por meio de sensores especialmente projetados e construídos por membros de seu laboratório.
O uso da tecnologia possibilitou à equipe de pesquisadores uma visão do ecossistema da floresta nunca antes possível.
O sucesso que o Dr. Martin obteve com a tecnologia, trouxe a implantação de uma frota de drones para coletar amostras de ar em diferentes alturas. Essa informação não só fornecerá aos cientistas informações mais precisas, mas também ajudará a criar um sistema de alerta antecipado para mudanças potencialmente desastrosas na floresta tropical.
Além disso, a pesquisa conta com o apoio da Harvard Climate Change Solutions Fund, e os resultados finais trarão mais entendimentos sobre como o ambiente está mudando.
O modelo M600 da DJI permitiu combinar a troca de sensores para coletar o tipo de informação que antes só podia ser coletada de lugares altos e estáticos, como torres, e balões. A flexibilidade dos drones abriu um novo conjunto de possibilidades para a pesquisa, pois a câmera usual dos drones deu lugar a um recipiente para coleta de amostras.
O Dr. Scot T. Martin, realizará uma palestra sobre o projeto, bem como uma variedade de outras maneiras fascinantes como os drones estão sendo usados para remodelar a economia global no próximo evento da DJI AirWorks em Dallas, Texas, de 30 de outubro a 1 de novembro.
Descubra mais sobre o projeto neste vídeo.
Drones para Inspeções
No dia 8 de novembro será realizado um curso básico e avançado sobre Drones para Inspeções, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em São Paulo (SP).
Os drones, a partir de sensores embarcados e plataformas digitais de processamento de dados visuais, têm contribuído para a realização de inspeções em diversas áreas, entre elas a construção civil. O drone oferece uma visão geral das atividades de inspeções prediais na construção civil e na gestão de facilities. É um curso indicado para empresas de Engenharia com atividades de inspeções prediais, bem como profissionais dos segmentos de facility management e seguradoras de ativos imobiliários, além de construtoras e empresas de serviços com drones interessadas em inspeções prediais.
Conheça a programação completa
Imagens: Pixabay e DJI