Em sua segunda edição, programa elegeu empresa que utiliza drones e inteligência artificial para otimizar o processo de inspeção de redes elétricas
A 4vants, de Curitiba (PR), foi eleita a grande vencedora da segunda edição do EDP Starter Brasil, iniciativa da EDP em parceria com a TroposLab Aceleradora.
A última etapa do programa, chamada de Demoday, foi realizada na quinta-feira passada (20/9) e reuniu as seis startups finalistas no Cubo, espaço de fomento ao empreendedorismo, em São Paulo.
Miguel Setas, presidente da EDP fez a abertura do evento, falando sobre as principais tendências que têm transformado o setor elétrico, além dos desafios para o futuro.
Os projetos selecionados para a final propõem soluções de inovação envolvendo diferentes tecnologias, tais como inteligência artificial, gestão automatizada de serviços de campo, big data e analytics, serviços financeiros por meio de novos meios de pagamento, plataformas de educação inteligente e armazenamento de energia com baterias.
Durante o evento, as startups tiveram oportunidade de apresentar suas iniciativas a um corpo de jurados formado por executivos da EDP, investidores de mercado e parceiros de negócios, que elegeram a empresa de Curitiba como vencedora.
Viagem à China
A 4vants será premiada pela EDP para uma Missão na China, em parceria com a StartSe, um dos maiores ecossistemas de empreendedorismo do Brasil. A startup passará uma semana no país asiático em uma imersão focada em inovação.
A equipe vencedora acompanhará a EDP ao WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que ocorre em novembro, em Lisboa. No local, os empreendedores terão acesso a um “alpha stand”, um espaço onde poderão demonstrar suas soluções, garantindo assim uma maior visibilidade para suas inciativas e o estímulo de novos negócios.
Além disso, a 4vants também poderá ser avaliada para receber investimentos da EDP Ventures Brasil, primeiro instrumento de capital de risco do setor elétrico brasileiro.
Automação do processo de inspeção
A solução apresentada pela startup vencedora se baseia no uso de drones para a automação do processo de inspeção das redes de distribuição e transmissão de eletricidade e recorre à inteligência artificial como ferramenta para análise das imagens e das anomalias detectadas.
O projeto da 4vants aumenta a velocidade de inspeção, otimiza a gestão da manutenção, evita riscos a humanos e reduz custos.
Para Michel Sehn, CEO da 4avants, “o apoio técnico do EDP Starter foi fundamental durante a mentoria. Com isso, conseguimos identificar oportunidades de melhorias no nosso projeto e chegar à proposta de valor que conquistou o prêmio. Nossos próximos passos serão efetivar a solução, fechar o contrato com a EDP e escalar o projeto internacionalmente”, comemora.
Fórum de Empresários de Drones
No dia 7 de novembro será realizada a sexta edição do Fórum Empresarial de Drones, dentro da programação do DroneShow Plus 2018, em em São Paulo (SP). Este Fórum apresenta uma continuidade da sequência de encontros da comunidade empresarial, promovidos pela MundoGEO, que acontece desde 2016.
Neste ambiente serão discutidos também novos modelos de negócios, conhecidas as novas demandas do mercado e promovidas cooperações entre as empresas dos setores de drones e geotecnologia.
O moderador do 6º Fórum Empresarial de Drones será Emerson Granemann, Fundador da MundoGEO, idealizador das feiras DroneShow e MundoGEO#Connect.
Conheça a programação completa
Imagem: Pixabay