Metro Cúbico Engenharia expõe veículo, drones e novos sensores em São Paulo

Metro Cúbico Engenharia vai apresentar as últimas novidades em tecnologias e sistemas para levantamentos de dados no DroneShow 2018, de 15 a 17 de maio na capital paulista

MMS-2A Metro Cúbico Engenharia confirma seu bom momento no mercado brasileiro em 2018 com a participação nas feiras DroneShow e MundoGEO#Connect, oferecendo a oportunidade de todos conhecerem os equipamentos e a expertise que movem a empresa, tais como o Mobile Mapping System embarcado em um veículo, equipamentos para realidade virtual e os mais avançados sensores LiDAR para Drones do mercado.

“As feiras MundoGEO#Connect e DroneShow são de suma importância para o mercado de geotecnologias, onde especialistas e empresas da área compartilham o que têm de melhor em soluções. A Metro Cúbico Engenharia quis fazer parte desse evento aproveitando o bom momento que atravessa no mercado e disposta a continuar inovando, assim como já é conhecida no mercado”, afirma Miguel Gerado, Diretor da empresa.

“No evento será realizado lançamento de novo sistema laser aéreo para DRONE/RPA adquirido recentemente pela Metro Cúbico, assim como a apresentação da nova solução VR que está permitindo levar os clientes um passo além do 3D, se adentrando nos entornos apresentados na Realidade Virtual. Serão expostas também as nossas soluções de perfilamento a laser terrestre que vêm sendo usadas no mercado nos últimos anos”, completa Miguel Gerardo.

Confira a seguir um resumo sobre as tecnologias e sistemas que a Metro Cúbico Engenharia vai apresentar nos eventos DroneShow e MundoGEO#Connect:

RIEGL VMX 450 para mapeamento móvel

MMSO sistema de mapeamento móvel (Mobile Mapping System, MMS) é a tecnologia mais inovadora de captura de dados geográficos e de grande utilidade no mapeamento de infraestruturas, cadastro de mobiliários e gestão do território.

Esta tecnologia está revolucionando a gestão territorial, não só pela aceleração nos processos de captura dos dados, como também pelo conjunto de soluções avançadas que possibilita realizar inspeções visuais, medições, digitalização cartográfica e realização de inventários, assim como levantamentos para projetos executivos com alta qualidade e precisão.

Esta técnica oferece alto rendimento e garantias em grandes extensões e em levantamentos específicos, quando a topografia convencional não é viável, sendo um diferencial em projetos de grandes dimensões, tais como cidades e infraestruturas lineares, permitindo caracterizar e analisar de forma rápida e precisa o estado atual.

Ladybug5 para filmagem georreferenciada em 360º

Ladybug5Entre as nossas principais linhas de trabalho da Metro Cúbico Engenharia está o Vídeo-registro 360º com a Ladybug5, uma ferramenta que permite obter imagens em altíssima definição em 360º, com 30 megapixels.

Este equipamento, combinado com um receptor GNSS, permite a captura de vídeo-registro georreferenciado em 360º. Através das fotos, pode-se realizar medições sobre a imagem esférica com precisões submétricas, realizar vetorização e inventariado de sinalização e interferências tanto em âmbito urbano quanto interurbano.

O principal foco desta tecnologia é o cadastro de elementos. A partir de um vídeo-registro, podem ser extraídas muitas informações, tais como sinalização vertical e horizontal, perfil longitudinal, drenagens, rede elétrica, edificações, dispositivos de segurança, entres outros elementos da faixa de domínio. Todas as informações são complementadas com fotografia e coordenadas. Para uma consulta facilitada, toda a informação pode ser inserida no software MSViewer.

Laser Scanner 3D FARO Focus X330

TLS-Faro3DEntre as nossas principais linhas de trabalho está o Laser Scanner Fixo. Esta ferramenta permite gerar nuvens de pontos a partir de amostras geométricas da superfície do objeto, sendo esta uma ferramenta de medição portátil 3D sem contato direto com a superfície medida.

Esta técnica de medição oferece um alto potencial na obtenção de medições precisas e confiáveis de objetos 3D, o que permite estudos de conservação, análises, desenvolvimento e gestão do estado atual dos elementos e infraestruturas. Hoje, um grande número de profissionais prefere substituir os métodos topográficos tradicionais, como estação total e o GPS pela tecnologia Laser, a fim de obter melhores resultados em menos tempo e com custos inferiores.

O Laser Scanner Fixo permite a caracterização de infraestruturas e seus diferentes elementos, sendo utilizado para descobrir patologias e falhas estruturais, para representar com alta fidelidade as características arquitetônicas de edifícios singulares, imprescindíveis no desenvolvimento de projetos para restauração, e em futuros projetos de obras públicas, por exemplo.

Drones: novos sensores aéreos da LidarSwiss

LidarSwissA Metro Cúbico Engenharia se tornou, no final de abril, a representante oficial da LidarSwiss (https://lidarswiss.com/) no Brasil, empresa suíça que desenvolve soluções móveis com tecnologia LiDAR para aeronaves remotamente pilotadas (RPAS) e aviões pilotados.

Os sistemas laser da LidarSwiss são de peso baixo e fáceis de instalar, além de terem operação facilitada, permitindo resultados precisos e consistentes, para diversas aplicações. Ao embarcar um sensor laser em um Drone, por exemplo, é possível coletar pontos de terreno sob a vegetação, que um sensor RGB comum não seria capaz.

Por se tratar de um sensor ativo, ou seja, que emite pulsos de energia, pode-se até mesmo fazer varreduras no período noturno, aumentando ainda mais a gama de aplicações.

Por trás dos sensores da LidarSwiss está a tecnologia da RIEGL, a mais confiável companhia desenvolvedora de tecnologia laser do mundo.
A Metro Cúbico Engenharia estará no estande 80 das feiras DroneShow e MundoGEO#Connect 2018, e 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca.

O apoio da Metro Cúbico ao MundoGEO#Connect e DroneShow só comprova a confiança dos expositores no potencial dos mercados de geotecnologia e drones e no sucesso do evento, que é o maior da América Latina no setor. Veja como foi a última edição, que reuniu mais de 3 mil participantes: