Notícia Patrocinada
O já conhecido “tratorzão dos drones” da XMobots, vem agora em uma versão totalmente dedicada ao setor sucroenergético. O Arator 5B CANA, é um drone de asa fixa que traz uma série de soluções em software e hardware otimizadas para garantir melhores resultados no mapeamento dos talhões de cana-de-açúcar.
O Arator 5B Cana foi apresentado pela primeira vez ao mercado nesta semana, durante a Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina.
Giovani Amianti, CEO da XMobots, explica que a solução vai de encontro à estratégia comercial da empresa de, cada vez mais, entregar ao mercado produtos 100% focados nas necessidades dos clientes. “Hoje a XMobots possui em sua carteira de clientes os principais grupos sucroenergéticos do Brasil. Vivenciamos no dia a dia suas necessidades e conhecemos a fundo as particularidades de suas operações. Dessa experiência veio a proposta do Arator 5B Cana”, explica o CEO.
Desenvolvido e fabricado na sede da XMobots em São Carlos (SP), a solução apresenta diversas novidades, entre elas um novo piloto automático inteligente com que traz melhorias significativas no guiamento e maior precisão no pouso. Este último utiliza algoritmos que calculam a direção e a velocidade do vento para determinar o local exato da abertura de paraquedas.
Outra inovação é o sistema HAG. Nesta nova versão do consolidado sistema HA (RTK), que garante acurácia de poucos centímetros sem necessidade de coleta de pontos de controle, o GPS embarcado no Arator faz conexão direta com bases as Trimble AG das usinas, otimizando a utilização do equipamento.
“São muitas soluções customizadas para a cana-de-açúcar que vem de encontro ao que os clientes mais anseiam no mapeamento com drones. Talvez as novidades mais aguardadas sejam a câmera XMX 2.0, com calibragem espectral e radiométrica exclusiva para a cultura da cana, e o XFarming 2.0 Cana, software de pós-processamento desenvolvido pela XMobots que faz, automaticamente, a restituição das linhas de plantio, identificação de falhas e de invasoras.
Esse é um produto que nosso time de P&D já trabalha há alguns anos, e agora ele está maduro o suficiente para se tornar um produto de prateleira. A cobrança será feita por hectare, ou seja, não haverá licença, e entre as plataformas que já testamos, o XFarming é a mais automatizada”, finaliza Giovani.
Veja a seguir a lista completa das soluções presentes no Arator 5B Cana:
Arator 5B
– O drone mais robusto do mercado – “Tratorzão”
– Único drone aprovado pela ANAC para voar acima de 120 metros
– Novo sistema de guiamento preciso com exclusivo sistema de aproximação mais eficiente para pequenos talhões de cana
– Novo sistema de pouso que estima o vento e reduz a deriva de paraquedas no pouso
– Novo sistema HAG, uma evolução do consolidado sistema HA, agora com conexão direta com bases Trimble AG, podendo operar em usinas como se fosse qualquer implemento com autopiloto Trimble.
>>> Xplanner 3.0
– Planejamento intuitivo e orientado à missão de cana-de-açúcar
– Mapeamento de múltiplos talhões em um voo
– Inteligência que identifica erros e situações perigosas
>>> XCockpit
– A interface de voo mais completa, permitindo a operação 100% segura do seu drone
– Alertas sonoros sobre o voo
– Recomendações automáticas de procedimentos, facilitando o uso do drone
>>> Câmera multiespectral XMX desenvolvida especificamente para a cultura de cana-de-açúcar
– Nova câmera com maior fidelidade na restituição de linhas de plantio
– Maior assertividade na identificação de invasoras
– Maior produtividade entre as câmeras multiespectrais do mercado
>>> Novo XFarmming: software de inteligência artificial que analisa os principais aspectos da cultura de cana
– Restituição de linhas de plantio
– Identificação de falhas
– Cálculo de pisoteamento
– Cálculo de perdas
– Identificação de invasoras
– Sistema de pagamento por área processada (sem licenças)
>>> XMRO
– Sistema de monitoramento da frota de drones em central de comando e controle
– Sistema de gestão de manutenções na nuvem
XMobots confirma participação na feira DroneShow 2019
A empresa XMobots confirmou sua participação no evento DroneShow 2019, que vai acontecer de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
A XMobots é uma empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de RPAS (Aeronaves Remotamente Pilotadas) ou VANTS (Veículos Aéreos Não Tripulados) para aplicações de engenharia (agronomia, topografia e civil).
O apoio da XMobots ao DroneShow 2019 só comprova a confiança dos expositores no potencial do mercado e no sucesso do evento, que é o maior da América Latina no setor de drones.
Confira o vídeo oficial com os destaques da última edição do evento: