A empresa PLAN4R Engenharia foi campeã do Prêmio DRONEShow 2016, ficando em primeiro lugar na categoria“Mapeamento e Topografia”, concorrendo com o Projeto “Cálculo de Volume com a Utilização de Drones na Mineração de Bauxita”. Os vencedores conhecidos no dia 11 de maio em São Paulo durante o maior evento de geomática e soluções geoespaciais da América Latina.
O DRONEShow 2016 premiou os melhores profissionais e projetos do país. O projeto vencedor consiste na utilização de veículos aéreos não tripulados(VANTs) com um sensor embarcado para aerofotogrametria de precisão e apoio topográfico com GPS Geodésico. Em uma parceria entre alunos do curso de engenharia de Minas da Universidade Federal de Alfenas(Poços de Caldas – MG) e a empresa Votorantim Metais também sediada em Poços de Caldas, a PLAN4R Engenharia pôde fazer uma analise comparativa e qualitativa entre: métodos tradicionais de topografia X aerofotogrametria com drones para medição de volume de minério de bauxita, em que, foi desenvolvida uma metodologia aplicada para incrementar a precisão da aerofotogrametria na medição do volume deste minério. Assim, foi possível chegar em uma margem de 1.5% de diferença entre os dados de volumes de minério obtidos com a aerofotogrametria através do vant em comparação aos métodos tradicionais como estação total e GPS de precisão. Esta diferença pôde ser associada a “erro” humano e não erro computacional provenientes dos dois métodos em si.
Desta forma, o projeto demonstrou, em uma situação real da indústria de mineração, que a utilização dos vants com sensor embarcado para aerofotogrametria associado a uma metodologia correta para levantamento topográfico e medição de volume, além de fornecer uma precisão equivalente aos métodos tradicionais de topografia, pode reduzir tanto o tempo gasto em campo quanto os custos, melhorar a segurança da equipe em campo e, sobretudo, gerar maior valor agregado ao projeto, tendo ao final de um levantamento maiores opções de produtos cartográficos para análise e tomada de decisões. Para saber mais sobre o projeto desenvolvido pela PLAN4R, acesse ao link: Cálculo de Volume com a Utilização de Drones na Mineração
Também foram finalistas da categoria “Mapeamento e Topografia” os projetos “O Uso de Imagens do ‘Drone Agrícola’ para Identificação de Falhas no Plantio de Cana-de-Açúcar” do Matheus Oliveira Alves da UFTM, e “Obtenção De Imagens Aéreas Através De Drone Em Áreas Do Programa De Recuperação Ambiental Da Bacia Carbonífera Do Sul De Santa Catarina”, do Jefferson de Faria e William de Oliveira Sant’Ana da SATC.
A feira DRONEShow 2016 aconteceu de 10 a 12 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), mesmo local onde aconteceu a cerimônia de premiação.