Equipe Black Bee Drones apoia Projeto SAE BRASIL Helidesign

O Projeto Helidesign, anunciado em julho pela SAE BRASIL e que será lançado em 2017, conta com importante apoio da equipe Black Bee Drones, integrada por alunos da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). A equipe tem por objetivo o desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, capazes de realizar missões complexas que requerem elevado nível de inteligência artificial. É integrada por 33 alunos, organizados em equipes de Gestão, Eletrônica e Mecânica.

A Black Bee Drones originou-se de projeto de pesquisa criado em meados de 2014, pelo professor doutor Alexandre Carlos Brandão Ramos, que atualmente é o coordenador da equipe. O trabalho de pesquisa se transformou em Projeto de Competição Tecnológica no segundo semestre de 2015.

No mesmo ano a equipe participou pela primeira vez da International Micro Air Vehicles (IMAV) Competition, realizada em Aachen, na Alemanha. Na competição alemã a Black Bee Drones conquistou o terceiro lugar, tendo sido alvo de elogios dos organizadores, que ficaram surpresos por uma equipe de origem tão distante ter logrado sucesso logo em sua primeira participação, acrescido do fato de todos os integrantes serem alunos de graduação. As demais equipes concorrentes incluíam alunos de mestrado e doutorado.

Com isso a equipe, além da conquista do troféu correspondente ao terceiro lugar, fez jus a uma premiação especial conferida pela organização do evento, juntamente com seis licenças dos softwares MATLAB e Simulink.

blackbee