Os vídeos capturados pelos drones mais vendidos no mundo agora podem ser visualizados, consultados e usados em projetos de mapeamento profissional no ArcGIS da Esri. A empresa CompassDrone apresentará o DJI2FMV – um script beta que será lançado em breve como uma aplicação acessível na web – no Esri Imaging & Mapping Forum que acontece em julho
A CompassDrone desenvolveu o DJI2FMV em cooperação com a DJI, fornecedora global de drones, para tornar acessível o vídeo e a telemetria capturados pelos veículos aéreos não tripulados através do Complemento Multiplexer de Vídeo para o ArcGIS da Esri.
A forma de imageamento FMV é amplamente utilizada na manutenção de serviços públicos, segurança, monitoramento de culturas, gerenciamento de incêndios florestais, inventário de árvores e inúmeros projetos de obras públicas.
“A capacidade de extrair dados de mapeamento a partir de vídeos de drones em movimento está tradicionalmente disponível principalmente para organizações militares usando sistemas aéreos não tripulados (UAS)”, disse Hayden Howard, vice-presidente da CompassDrone. “Com a ferramenta CompassDrone DJI2FMV, o mapeamento FMV profissional pode ser realizado com os drones produzidos pela DJI”.
Representantes da CompassDrone e DJI demonstrarão o DJI2FMV e mostrarão o aplicativo CompassDrone Mapping que será lançado durante os dias 8 e 9 de julho no Esri Imaging & Mapping Forum que será realizado antes da Esri User Conference em San Diego.
Como revendedor corporativo da DJI, a CompassDrone oferece suporte a usuários de DJI em aplicações geoespaciais profissionais. No desenvolvimento do DJI2FMV, os especialistas em mapeamento da CompassDrone escreveram um script que extrai 12 elementos principais de telemetria coletados pelo drone durante o voo, como locais, títulos e atitudes da câmera e da plataforma. O script então correlaciona esta informação de voo com o FMV capturado para combinar a telemetria com cada segundo de vídeo.
Uma vez no ArcGIS, o vídeo pode ser visualizado e consultado como qualquer outra imagem pronta para GIS. Os usuários podem assistir o vídeo em uma tela enquanto visualizam a localização e o movimento do drone em uma exibição do mapa. Coordenação precisa e coordenadas de localização podem ser consultadas em qualquer ponto do vídeo. Mais importante ainda, o usuário pode acessar as ferramentas do ArcGIS para delinear e extrair recursos terrestres do vídeo, e os polígonos resultantes aparecem instantaneamente no mapa. A extração também pode ser realizada a partir do mapa para o vídeo.
“Os usuários da Esri têm a capacidade de mapear recursos e objetos diretamente do vídeo, sem deixar seu ambiente ArcGIS”, disse Howard. “Os resultados do mapeamento são rápidos e de alta qualidade”.
Por um tempo limitado, a CompassDrone está cadastrando usuários beta DJI2FMV. Para participar do programa beta, visite https://compassdrone.com/software/dji2fmv/.