Juntamente com a regulamentação dos Drones para uso comercial no Brasil, a ANAC divulgou também uma cartilha com instruções para usuários de Drones. Confira
A última terça-feira, 2 de maio de 2017, vai ficar para a história do setor de Drones no Brasil.
Depois de uma longa espera, a diretoria da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou em reunião o texto que regulamenta a operação de drones para fins comerciais em todo o território brasileiro.
A regulamentação traz normas e procedimentos que garantem segurança jurídica e operacional e terá grande impacto no crescimento sustentável do mercado.
Juntamente com a regulamentação, a ANAC disponibilizou uma cartilha para usuários de drones, que você pode baixar gratuitamente aqui.
De acordo com a ANAC, o objetivo da nova regulamentação é tornar viáveis as operações de Drones em território brasileiro, preservando-se a segurança das pessoas.
A normativa foi elaborada levando-se em conta o nível de complexidade e de risco envolvido nas operações e nos tipos de equipamentos. Alguns limites estabelecidos no novo regulamento seguem definições de outras autoridades de aviação civil como FAA (Federal Aviation Administration), CASA (Civil Aviation Safety Authority) e EASA (European Aviation Safety Agency), entidades reguladoras dos Estados Unidos, Austrália e União Europeia, respectivamente.
A partir de agora, as operações de drones devem seguir as novas regras da ANAC, que são complementares às normativas de outros órgãos públicos como DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
Resumidamente, a regulamentação divide os equipamentos em três categorias:
• Drones abaixo de 25 quilos
• Drones entre 25 e 150 quilos
• Drones acima de 150 quilos
Para drones acima de 25 quilos ou para qualquer voo acima de 120 metros de altura, o piloto deve passar por uma capacitação e ter mais de 18 anos de idade. Já para equipamentos entre 250 gramas e 25 quilos, o usuário apenas deverá realizar um cadastro no site da Agência.
Confira um resumo:
Webinar
Na próxima quinta-feira (4/5) será realizado um webinar com uma análise da regulamentação aprovada e o que vem por aí, apresentado por Emerson Granemann, idealizador da feira DroneShow e fundador do grupo MundoGEO.