A iniciativa “Nokia Saving Lives” da Nokia demonstra como grupos de drones voando em formação podem procurar eficientemente pessoas em uma área de desastre. A Nokia Ultra Compact Network é usada para estabelecer conectividade instantânea de alta velocidade, enquanto os drones equipados com câmeras capturam imagens em tempo real de locais de desastres
A Nokia acaba de apresentar o uso de drones para facilitar operações de resgate eficientes para os primeiros socorros em situações de desastres.
Usando sua Ultra Compact Network – uma estação base portátil – a Nokia demonstrou a criação de uma rede de alta velocidade para estabelecer conectividade entre drones equipados com câmeras de vídeo e um centro de controle.
A demonstração da iniciativa ‘Nokia Saves Lives’ foi realizada esta semana em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante o evento Drones 4 Good (D4G).
A conectividade de uma rede é, muitas vezes, a primeira prioridade de qualquer operação de resgate, uma vez que é muitas vezes comprometida em situações de desastre.
A Ultra Compact Network da Nokia fornece uma rede autônoma para restabelecer rapidamente a conectividade entre várias aplicações de missão crítica, incluindo drones, que por sua vez podem transmitir vídeo e outros dados de sensores em tempo real do local do desastre para um centro de controle, fornecendo assim insumos, como locais exatos onde as pessoas estão precisando de ajuda.
A iniciativa Nokia Saving Lives estabelece um centro de controle em um local do desastre, que analisa dados usando a tecnologia Nokia Video Analytics para obter informações úteis que possibilitem uma tomada de decisão rápida, com o objetivo de priorizar tarefas para operações de resgate eficientes e seguras.
Com informações da Nokia