Um novo helicóptero não tripulado chinês pôde ser o primeiro passo da indústria para uma plataforma de logística aérea funcional em um futuro próximo
O helicóptero não tripulado produzido pela chinesa Ziyan UAVs tem o potencial de revolucionar o setor de Logística, devido ao seu desempenho em capacidade de carga, segurança e velocidade.
Quando as pessoas falam de “aeronaves não tripuladas” no mercado, geralmente estão se referindo aos multi-rotores, com várias hélices em seus braços para pairar, rodar ou voar. Devido às poucas barreiras técnicas e a alguns modelos de código aberto, existem inúmeros tipos de multi-rotores no mercado. Desta forma, estes veículos ainda seguem como a primeira escolha para os consumidores que estão interessados em drones.
No entanto, como observado por Jiangping Wang, fundador e CEO da Ziyan UAVs, o multi-rotor não é uma invenção recente, e nem sempre a melhor escolha para uso industrial. O uso deste tipo de drone foi eliminado pelo Exército EUA na década de 1960 e somente nos últimos anos é que suas poucas barreiras técnicas os trouxeram de volta ao palco.
Essas limitações devem-se a algumas deficiências dos multi-rotores – baixa velocidade de voo, pouca autonomia e pequena capacidade de carga. Sob um mesmo nível de consumo de energia e peso, o desempenho e a eficiência econômica dos multi-rotores ainda não podem competir com os helicópteros..
Além disso, a aeronave de asa fixa tradicional não possui a capacidade VTOL (vertical take-off and landing) e, portanto, exige uma pista de decolagem ou um espaço aberto para a decolagem e aterrissagem. No entanto, a exigência dos helicópteros não tripulados para a aterrissagem ou decolagem é muito mais fácil de cumprir devido à sua capacidade VTOL. É por isso que helicópteros não tripulados também podem ser aplicados a uma grande variedade de usos.
O sonho dos Drones
Segundo a empresa chinesa, o avanço que o setor de logística vem ansiando nunca irá ocorrer se continuar trabalhando somente com multi-rotores. Algumas empresas de logística já perceberam que helicópteros não tripulados são promissores.
Em abril de 2016, o helicóptero não tripulado ZYG 800 entrou no mercado comercial, e mais produtos da Ziyan serão lançados em novembro deste ano, na 1ª China International Aviation & Aerospace Exhibition. Para Wang Ziyan e sua equipe, este é apenas o início. Ele espera ver a aplicação da plataforma Ziyan em todo o mundo e trazer o “sistema de logística aérea” – tal como observou Jeff Bezos – da ficção científica para a realidade.