DECEA inaugura torre de simulação 360º para treinar controladores de tráfego aéreo

Com mais este recurso, o DECEA amplia a sua capacidade de treinamento, oferecendo 24 cenários realistas e integração total aos sistemas utilizados nas torres de controle do Brasil

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) avançou em mais um recurso que vai garantir uma experiência de simulação altamente imersiva e realista aos controladores de tráfego aéreo do Brasil. O Simulador Torre 360º foi inaugurado no último dia 13 de novembro, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

Com mais este recurso, o DECEA amplia a sua capacidade de treinamento, oferecendo 24 cenários realistas e integração total aos sistemas utilizados nas torres de controle do Brasil.

“Com esta nova torre, ampliamos a capacidade de treinar situações críticas, emergências e contingências, garantindo que nossos profissionais desenvolvam, em ambiente seguro, as habilidades necessárias para atuar com precisão e prontidão. Ela proporciona mais eficiência no aprendizado, com repetições de cenários, feedback imediato e análise detalhada de desempenho. Além disso, fortalece a padronização e a equidade na formação, assegurando o mesmo nível de proficiência para todos os treinandos”,

comenta o Diretor do ICEA, Coronel Carlos de Oliveira Zica.

A interface intuitiva do sistema possibilita a integração de informações essenciais para a simulação de uma operação real, como dados meteorológicos, auxílios à navegação aérea e balizamento de pista. Essa integração oferece um ambiente completo para a execução de atividades que aprimoram a segurança operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Esta é a segunda estrutura criada para avançar na capacitação dos controladores de tráfego aéreo. A primeira foi inaugurada em setembro de 2024.

Com informações e imagens do DECEA

Veja como foram as feiras DroneShow RoboticsMundoGEO ConnectSpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, com mais de 10 mil visitantes de 30 países, 150 expositores, 200 palestrantes e 150 horas de conteúdo: