SARPAS registra novo recorde em 2024, com mais de 400 mil autorizações de voos de drone

Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas

novo-recorde-no-numero-de-solicitacao-de-voo-de-drones-no-BrasilO Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) registrou novo recorde no número de solicitação de voo de drones no Brasil. Só em 2024, foram contabilizadas 409.437 requisições.

O Informativo Trimestral do SARPAS (out-dez/2024), divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), registrou que, nos últimos três meses do ano, das 103.689 áreas requisitadas para voos, 71.526 foram aprovadas, 29.858 negadas e 2.129 canceladas, constatando-se uma taxa de aprovação de 69%.

Destaque também para a automatização do recurso no período: 92% das análises foram realizadas na modalidade automática, garantindo agilidade sem comprometer a segurança do espaço aéreo.

O Informativo SARPAS reúne os dados relacionados à performance do gerenciamento de aeronaves não tripuladas, tais como áreas solicitadas, aprovadas, negadas e canceladas; comparativo entre a análise de voos automática e manual; bem como a demanda de solicitação de áreas por jurisdições de cada órgão regional.

Desenvolvido pelo DECEA, o SARPAS viabiliza a solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro para o uso de drones, contribuindo para voos seguros e dentro das normas.

Clique aqui para acessar o Informativo SARPAS completo. Para mais informações acesse o site de performance do SISCEAB e o portal drone UAS.

Com informações e imagens do DECEA

Destaques da última edição: