Empresa está discutindo com a ANAC sobre a regulamentação para entregas com drones. Expectativa é que em 18 meses comece o uso de drones para envio de produtos entre os centros de distribuição e as lojas
A B2W, controladora dos sites de e-commerce Americanas.com e Submarino, anuncia que está iniciando testes para entrega de produtos por meio de drones no Brasil. Os testes estão sendo feitos no percurso entre os centros de distribuição da empresa e os pontos de venda.
Segundo o comunicado, a B2W está discutindo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a regulamentação para entregas com drones em território brasileiro. Conforme dados oficiais da ANAC, até maio passado já havia 68 mil drones cadastrados no país.
“A expectativa é que em 18 meses começaremos a usar drones para envio de produtos entre os centros [de distribuição] e as lojas”, afirma o diretor financeiro e de relações com investidores da B2W, Fabio Abrate.
O primeiro teste entre os centros de distribuição da B2W e da Lojas Americanas foi realizado no último dia 21 de junho, em Itapevi (SP), com autorização da ANAC.
Até o momento, 60 entregas experimentais com percurso de dois quilômetros já foram realizadas. Os drones que estão sendo utilizados nos testes podem voar de forma automática por 10 quilômetros e são capazes de transportar até dois quilos de carga a uma velocidade máxima de 36 quilômetros por hora.
A B2W fechou um acordo com a empresa SMX Systems, empresa brasileira de engenharia de software responsável pelos drones utilizados nos testes. A varejista também considera o envio de mercadorias para a casa do cliente, mas isto está em segundo plano no momento.
A B2W realizou simulações com drones durante o evento anual da empresa, o B2W Marketplace Summit, que aconteceu nos dias 4 e 5 de junho na capital paulista.
Debate sobre Drones para Delivery aconteceu em São Paulo
A MundoGEO, responsável pelos eventos DroneShow e Mundo GEO Connect, que aconteceram de 25 a 27 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), promoveu um painel de e-commerce com grandes nomes do mercado para debater sobre demandas e casos de sucesso de soluções utilizando drones associados a Indústria 4.0 para operações de delivery e logística.
O encontro foi realizado no dia 27 de junho pela manhã, mediado pelo Engenheiro de Software e CEO da SMX Systems, Samuel Salomão, e com a participação dos sócios da Flores online, Luiz Torres (CEO) e Lucas Buffo (CIO); do diretor de inovação da B2W, Alexandre Mafra; além do diretor de delivery do iFood, Roberto Gandolfo.
Na ocasião, os executivos falaram sobre o ecossistema de drones e o potencial da sua utilização para entregas de medicamentos, alimentos e outras mercadorias. Veja uma síntese em 1 minuto do DroneShow 2019: