Nova solução: Georreferenciamento Direto PPK utilizando Phantom 4 RTK

Conteúdo Patrocinado – Nova solução de mapeamento com drone – Georreferenciamento Direto (GD) PPK utilizando o drone Phantom 4 RTK

Georreferenciamento Direto PPK utilizando Phantom 4 RTKA startup Novarum Sky lança uma solução SaaS (aplicação em nuvem denominada P4RTK DG PPK) que executa PPK e Georreferenciamento Direto (GD) com os dados gerados pelo Drone DJI Phantom 4 RTK, utilizando qualquer base RTK de mercado e reduzindo em mais de 50% do tempo de trabalho em campo.

Em 2018 a DJI lançou o Drone Phantom 4 RTK para oferecer maior acurácia no mapeamento com Drone através da integração da tecnologia RTK, diminuindo a quantidade de pontos de controle em solo para a geração de mapas georreferenciados. No entanto exige do profissional conhecimento prévio da altimetria do local e profundo conhecimento em cartografia para distribuir os pontos de controle e garantir o processamento de um mapa preciso, além disso é necessário a utilização da base GNSS exclusiva da DJI ou de uma base com protocolo NTRIP para se comunicar com o Drone em tempo real e executar o RTK.

A solução P4RTK DG PPK funciona da seguinte forma:

1 – Executa o PPK após o voo, portanto não é necessário executar o RTK, não exige a utilização do GNSS base da DJI ou conexão a Internet durante o voo para acesso a base GNSS viva NTRIP. Basta ter uma base RTK L1/L2 coletando os dados dos satélites a uma distância de até 50 Km do local do voo. Reduz o custo com aquisição de equipamentos extras.

2 – Para garantir e gerar um relatório que indique que o mapa apresenta precisão e acurácia centimétrica, basta locar apenas três pontos em solo em qualquer lugar próximo ao local de pouso e decolagem do Drone, simplificando e reduzindo em pelo menos 50% do tempo de trabalho em campo.

3 – Após o voo, o profissional faz upload no servidor Web da Novarum Sky dos arquivos do voo que são gravados no cartão SD do Phantom 4 RTK e dos arquivos coletados pela base GNSS RTK, automaticamente a aplicação da Novarum Sky, P4RTK DG PPK, executa o PPK e disponibiliza para download a lista de coordenadas das fotos com acurácia e precisão centimétrica, pronta para ser utilizada no software de fotogrametria. Não é necessário fazer upload das fotos no servidor Web da Novarum Sky. O P4RTK DG PPK é um sistema PPK e de correção das coordenadas da fotos automatizado que reduz o tempo com manipulação e processamento de dados cartográficos complexos..

Para exemplificar o resultado da solução Novarum Sky, são apresentados dois relatórios de mapeamento utilizando os dados do mesmo voo do Phantom 4 RTK em uma região com variação altimétrica. Para ambos relatórios são utilizados vários pontos de verificação em solo para servir de prova quanto a eficiência da solução.

No primeiro relatório o mapeamento é feito com RTK utilizando a base RTK DJI. As coordenadas das fotos são extraídas das próprias fotos no software de fotogrametria para geração do mapa e do relatório.

No segundo relatório é utilizada a aplicação Web da Novarum Sky, P4RTK DG PPK, para corrigir as coordenadas das fotos e a altimetria do mapa, obtendo-se acurácia centimétrica nos três eixos.

Primeiro Relatório – Utilizando a solução Drone Phantom 4 RTK

relatorio 1 - figura 1

relatorio 1 - figura 2

relatorio 1 - figura 3

relatorio 1 - figura 4

relatorio 1 - figura 5

relatorio 1 - figura 6

relatorio 1 - figura 7

O resultado da acurácia RMS é: X= 15,09 cm, Y=5,46 cm e Z= 103,44 cm, não adequada para um mapa no qual se deseja a acurácia centimétrica nos três eixos.

Segundo Relatório – Utilizando P4RTK DG PPK e Drone Phantom 4 RTK

relatorio 2 - figura 1

relatorio 2 - figura 2

relatorio 2 - figura 3

relatorio 2 - figura 4

relatorio 2 - figura 5

relatorio 2 - figura 6

relatorio 2 - figura 7

relatorio 2 - figura 8

Utilizando as mesmas fotos do primeiro relatório e executando o PPK na aplicação Web Novarum Sky, P4RTK DG PPK, foram corrigidas as coordenadas de cada foto. Foi locado apenas um ponto de controle (pc1) próximo ao local de decolagem e pouso do Drone para corrigir o erro sistemático no eixo Z, provavelmente por causa da não linearidade do conjunto (sensor/lente super grande angular) do Phantom 4 RTK.

A acurácia do mapa em RMS ficou em: X= 1,58 cm, Y= 1,47 cm e Z= 1,08 cm.

Conclusão

Utilizando o Drone DJI Phantom 4 RTK, solução Web Novarum Sky P4RTK DG PPK para corrigir as coordenadas das fotos e utilizar apenas um ponto de controle, os resultados da acurácia e precisão atendem plenamente as exigências técnicas de um mapa georreferenciado com acurácia centimétrica, tornando esta solução entre as melhores do mercado.o
A Novarum Sky está oferecendo acesso gratuito a plataforma P4RTK DG PPK por tempo limitado durante o mês de junho. Favor nos envie um email para o endereço contact@novarumsky.com com assunto: Test P4RTK DG PPK. Vamos oferecer um acesso gratuito por até sete dias para que o cliente possa conhecer os resultados na prática.

Por:
Eng. João Marcelo Corrêa – Fundador & CEO na Novarum Sky
Eng. Juliano Grigulo – Sócio & CTO na Novarum Sky

Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0

Marque na sua agenda: de 25 a 27 de junho acontecem em São Paulo (SP) os eventos DroneShow e MundoGEO Connect 2019, os maiores da América Latina e entre os cinco maiores do mundo no setor. Alinhados às tendências globais e com foco na realidade regional, o tema geral dos eventos este ano será “Drones e Geotecnologia na Indústria 4.0”, com previsão de 4 mil participantes, 30 atividades e mais de 230 horas de conteúdo.

Instagram-Imagem-Post-B3Os conteúdos dos cursos, palestras e debates foram formatados por um time de curadores para atender as demandas de empresas, profissionais e usuários principalmente nos setores de Agricultura, Cidades Inteligentes, Governança Digital, Infraestrutura, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Segurança e Defesa.

Dentre as tecnologias disruptivas que estarão em destaque, estão Big Data, Inteligência Artificial / Machine Learning, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, BIM, Tecnologia Autônoma, entre outras, tudo isso cada vez mais integrado às Geotecnologias (Mapeamento, Cadastro, Imagens de Satélites, Inteligência Geográfica, GIS).

Perfil dos expositores da feira: prestadores de serviços de aerolevantamentos, mapeamento e cadastro; desenvolvedores de sistemas de análise espacial; provedores de imagens de satélites; fabricantes e importadores de drones; fabricantes de sensores e tecnologias embarcada; distribuidores de softwares, plataformas de processamento e análise de dados; agências reguladoras e órgão governamentais; empresas de consultoria e treinamento; distribuidores de equipamentos de geomática; empresas de mapeamento móvel, entre outras.

Veja a programação completa de cursos e seminários e garanta sua vaga! Confira um resumo de como foi a última edição dos eventos DroneShow e MundoGEO Connect:

Imagens: Divulgação