Equipe foi destaque na última edição da feira DroneShow, realizada em maio passado na capital paulista
A Black Bee Drones é a primeira equipe acadêmica do Brasil que desenvolve aeronaves não tripuladas capazes de realizar missões complexas que requerem alto nível de inteligência artificial.
É formada, hoje, por 34 estudantes da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) dos mais variados cursos de graduação. No Brasil, a equipe Black Bee Drones se tornou uma das pioneiras no uso de inteligência artificial embarcada em drones. Na última edição da feira DroneShow, realizada em maio passado na capital paulista, a equipe foi um dos ddestaques.
A maior motivação para a criação da equipe foi após conhecerem a Competição Internacional de Microar Veículos (IMAV), um evento anual destinado a promover tecnologias para o desenvolvimento de micro- drones que combina uma conferência científica com uma competição tecnológica, criando um espaço para acadêmicos e engenheiros apresentarem seus mais recentes resultados de pesquisa no design e na aplicação de micro-drones de última geração.
A equipe participará do campeonato mundial pela quarta vez seguida. Anteriormente, já participou na China, conquistou o quarto lugar na França e a terceira colocação na competição outdoor na Alemanha, onde recebeu uma menção honrosa por ser a única equipe formada apenas por graduandos, sendo as demais formadas somente por mestrandos e doutorandos.
Nas competições realizam-se provas que simulam procedimentos de emergência, como mapeamento de território, localização de vítimas, coleta de água, combate a incêndio, entrega de pacotes, perseguição a um veículo e entre outras, tudo autonomamente, ou seja, sem ser pilotado.
As competições são divididas em indoor e outdoor e são configuradas para destacar as seguintes áreas: eficiência de aeronaves e designs inovadores, MAVs leves e pequenos, autonomia e processamento de imagem, estabilidade em turbulência, cooperação Multi-MAV.
Desafios
Este ano, a equipe possui alguns objetivos a cumprir nas provas outdoor: o Treasure Hunt, onde o drone deve identificar discos de metal camuflados no chão, simulando dutos de metal e mostrar sua posição; o Search and Rescue, na qual um bombeiro está perdido e machucado na floresta, e a equipe deve sobrevoar a área, identificando o bombeiro e jogar um kit de primeiros socorros; o Mapping, no qual deverá ser entregue um mapa 2D de toda a área, além de usar algoritmos de visão computacional para identificar e localizar ameaças na área de forma inteligente. As ameaças serão de dois tipos e estarão dispostas aleatoriamente na área de voo, sendo a primeira galões com conteúdo inflamável e a segunda um crocodilo.
O IMAV 2018 será a 10ª edição da Conferência e ocorrerá em Melbourne, na Austrália, de 17 a 23 de novembro. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Hemisfério Sul e será uma grande oportunidade para grupos de pesquisa internacionais compartilharem seus conhecimentos com uma audiência global.
Acompanhe a participação da equipe Black Bee Drones no IMAV 2018 pelo facebook.com/blackbeedrones.
Com informações da Black Bee, Unifei e Engenharia É
Lançamento: DroneShow Online em dezembro
Atendendo a pedidos, para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial DroneShow Plus, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 3 a 7 de dezembro e as inscrições já estão abertas com 50% de desconto para quem aproveitar a promoção!
O DroneShow Online terá um seminário de abertura no qual serão apresentados números do mercado brasileiro e mundial de drones, mostrando o estágio atual e as tendências relacionadas à cadeia produtiva do setor e aplicações atuais e potenciais dos drones e da tecnologia embarcada, além de um relato do 6º Fórum Empresarial de Drones realizado recentemente.
Durante a semana do evento serão oferecidos, por especialistas do setor, cinco cursos online relacionados ao processamento de imagens com drones e as aplicações nas áreas de mapeamento, topografia, agricultura e inspeções na construção civil.
Todos os inscritos nos cursos poderão acompanhar o conteúdo ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking. Porém, as vagas são limitadas para garantir que será reservado um tempo ao final do seminário e de cada mini-curso para responder perguntas dos participantes.
Conheça a programação completa e inscreva-se
Mais informações e inscrições:
Email atendimento@mundogeo.com
Tel (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848
Skype atendimento.mundogeo
WhatsApp (41) 99919-1357