Conheça sete áreas que estão sendo transformadas pela inteligência artificial
A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que usamos todos os dias para resolver problemas complexos. Apesar da maioria das pessoas estarem familiarizadas com o termo, elas ainda não se dão conta de como a tecnologia está afetando indústrias do mundo inteiro e transformando a vidas profundamente. Desde ajudar produtores a proteger suas lavouras, até apoiar o desenvolvimento de cidades mais seguras e viabilizar importantes descobertas médicas, a inteligência artificial está contribuindo para um mundo melhor.
“A IA permite uma análise de dados que não seria possível para nenhum de nós, encontrando conexões que melhoram a qualidade e a exatidão da tomada de decisões”, explica o country manager da BSA| The Software Alliance, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. A BSA é a principal defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional.
O levantamento da BSA Artificial Intelligence in Every Sector (Inteligência Artificial em Todos os Setores, em português), aponta algumas das diversas áreas que estão sendo revolucionadas pela tecnologia. Veja a seguir:
• Saúde e qualidade de vida
Softwares poderosos possibilitam que pesquisadores encontrem tratamentos para doenças raras. Agora é possível analisar centenas de amostras, levando em conta drogas já existentes e compostos para possíveis novos tratamentos. A inteligência artificial também possibilita que médicos tomem decisões melhores ao lhes garantir acesso ao histórico médico completo de seus pacientes, assim como a relatórios detalhados, sugestões de diagnósticos e tratamentos formulados com base tanto nas informações do paciente quanto em estatísticas públicas.
• Segurança
A inteligência artificial ajuda as empresas a estar sempre um passo a frente das ameaças cibernéticas ao prever possíveis riscos, ao mitigar ataques em tempo real, ao gerenciar o acesso a recursos e ao criptografar dados estratégicos. Isso tudo só é possível graças à análise de imensas quantidades de dados.
• Infraestrutura
Criar uma infraestrutura desenhada para o século 21 passa obrigatoriamente pela inteligência artificial. Ela viabiliza a construção de cidades mais inteligentes e seguras por meio de sensores que monitoram a segurança e a fluidez do tráfego, identificam falhas em construções automaticamente e monitoram e controlam redes elétricas, facilitando a localização e o conserto de interrupções na distribuição.
• Educação
Ferramentas de inteligência artificial estão tornando possíveis tutorias digitais, currículos personalizados e programas de aprendizagem que se adaptam aos alunos. Planos de aula e atividades com níveis de dificuldade variáveis também podem estar à disposição dos professores, fazendo com que eles economizem tempo ao longo do ano letivo.
• Varejo e negócios
Negócios com uma grande base de clientes, como bancos, cadeias de restaurantes e grandes varejistas conseguem analisar a imensa quantidade de dados coletados todos os dias graças à inteligência artificial. Assim, eles conseguem ter insights sobre as preferências dos consumidores e sua própria performance. Isso melhora a experiência final do cliente e aumenta a eficiência do negócio. Softwares também ajudam a otimizar o design de produtos, usando dados para prever diversos cenários.
• Agricultura
Usando imagens captadas por drones, aviões e satélites e algoritmos, a inteligência artificial pode ajudar produtores ao redor do mundo a ganhar maior controle sobre suas safras, identificando o melhor momento para o plantio, monitorando lavouras e até prevendo o preço do seu produto.
DroneShow Online em Junho
Continua repercutindo o sucesso do DroneShow 2018, que aconteceu juntamente com o MundoGEO#Connect de 15 a 17 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
Para quem não conseguiu fazer alguma atividade do evento presencial, está aberta a inscrição para uma oportunidade imperdível: o DroneShow Online será realizado de 19 a 21 de junho!
Será um seminário no qual o diretor da DroneShow, Emerson Granemann, fará um resumo dos principais lançamentos da feira e das questões discutidas no seminário de regulamentação e novos mercado, além de cinco mini-cursos com instrutores renomados, nas áreas de processamento de imagens, mapeamento, topografia e agricultura.
Os inscritos poderão acompanhar ao vivo ou assistir depois o replay, terão acesso aos materiais apresentados e poderão participar em um grupo fechado de networking.
Conheça os instrutores, a programação completa e inscreva-se
Este evento online com vagas limitadas tem o objetivo de oferecer uma oportunidade para quem não conseguiu acompanhar alguns dos principais conteúdos do evento DroneShow 2018 e também para quem foi ao evento mas não conseguiu assistir todas as atividades.
Imagem: Pixabay