Inscrição aberta: 9º Fórum Empresarial de Drones e Curso sobre Regulamentação

Quem se inscrever antecipadamente conta com desconto e ainda pode parcelar sem juros no cartão. Vagas limitadas!

nono forum empresarial de dronesAcontecem no dia 19 de maio em São Paulo o 9º Fórum Empresarial de Drones e um curso introdutório que apresenta a regulamentação atual dos drones no Brasil dentro da programação do DroneShow e MundoGEO Connect 2020. Os eventos serão realizados simultaneamente de 19 a 21 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

As vagas são limitadas. Quem se inscrever antecipadamente conta com desconto e ainda pode parcelar sem juros no cartão.

9º Fórum Empresarial de Drones

Além do encontro sobre Segurança acontece o 9º Fórum empresarial de Drones, que vai reunir especialistas para debater as mudanças na regulamentação dos drones no Brasil, provocadas pelas novas demandas da sociedade. Além disso, serão apresentados avanços tecnológicos necessários para a certificação de drones na ANAC, bem como as alternativas de detecção de drones em áreas de risco, finalizando com questões relacionadas à formação de pilotos BVLOS e ações de fiscalização das operações.

O fórum é voltado a especialistas, empresários da cadeia produtiva do setor, entidades reguladoras (ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e Ministério da Defesa) e contratantes do setor público e privado.

Leia mais: Veja como foi a oitava edição do Fórum Empresarial de Drones, realizada em novembro passado na capital paulista.

Curso: Regulamentação dos Drones

O curso tem como objetivo instruir de forma descomplicada a conjunção de instruções e regulamentos aplicáveis à operação profissional (não recreativa) de aeronaves remotamente pilotadas da classe 3. Serão abordadas as normas vigentes das seguintes agências reguladoras: ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e o MD – Ministério da Defesa. Além disso, o presente curso visa apresentar as características desse mercado que cresce de forma consistente e as suas oportunidades, assim como, detalhar os requisitos impostos pela regulamentação vigente no que tange a segurança operacional e profissional dos drones.

Este treinamento é voltado a interessados em inovações tecnológicas e, principalmente, os que vislumbram o uso de aeronaves não tripuladas em aplicações comerciais (uso profissional) como o mapeamento aéreo voltado para a agricultura, inspeções de infraestrutura, fotografia, entre outras.

Tópicos que serão abordados no curso:

• Introdução às aeronaves remotamente pilotadas (VANT x drone x RPA x Aeromodelo)
– Números do mercado de drones
– Aplicações
Exemplos de sensores
Exemplos de softwares de pós-processamento

• Tipos de aeronaves e suas características operacionais
– Asa fixa versus asa rotativa

• Legislação e regulamentação
– ANATEL
Declaração de conformidade via sistema MOSAICO
– ANAC
RBAC E94
Certidão de cadastro via sistema SISANT
– DECEA
ICA 100-40
ICA 100-12
IAC N17/2018
Solicitação de voo via SARPAS
– Ministério da Defesa
Portaria normativa 101/GM-MD
• Procedimentos pré voo
– Avaliação de risco operacional
IS E94-003
– Checklist pré-voo
Condições climáticas
Condições geográficas
Erros mais comuns
Documentação (termo de anuência, registros da aeronave, planejamento da manutenção)

Thiago Cicogna 400x390O instrutor será Thiago Cicogna. Graduado em Engenharia Mecânica com ênfase em Aeronaves e Computação (2003) e Doutorado Direto (2008) em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). MBA em Gestão Empresarial (2012) pela Fundação Getúlio Vargas e atualmente cursando Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP campus São Carlos-SP. De 2008 a 2012 atuou como Engenheiro de Estruturas na TAM Linhas Aéreas S.A. na unidade MRO em São Carlos-SP e, neste mesmo período, como Professor das disciplinas Estática nas Estruturas e Resistência dos Materiais na Universidade Paulista (UNIP) campus Araraquara-SP. De 2012 a 2014 atuou como Engenheiro de Desenvolvimento do Produto na EMBRAER S.A. em Gavião Peixoto-SP e na planta de Jacksonville-FL. Atualmente é Professor Doutor do curso de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves no IFSP campus São Carlos-SP.

Soluções Inovadoras para Mercados Verticais

Estão abertas as inscrições no DroneShow MundoGEO Connect 2020 com o tema Soluções Inovadoras para Mercados Verticais. O evento apresenta as aplicações das geotecnologias e drones na Agricultura, Florestas, Construção, Smart Cities, Segurança, Defesa, Utilities, Mineração, Óleo e Gás, Energia, Logística, Meio Ambiente, Transportes e Infraestrutura em geral. Conheça a programação completa e garanta sua vaga!

droneshow e mundogeo connect 2020 solucoes inovadoras para mercados verticais

Será um verdadeiro festival de atrações: várias arenas com apresentações inovadoras, uma grade com cursos básicos, avançados e práticos, seminários e fóruns temáticos, espaço para experimentação de tecnologias 3D, premiação dos melhores projetos, lugar para encontros agendados para geração de negócios e troca de experiências, além da maior feira do setor nas Américas em número de visitantes, onde estarão presentes os principais desenvolvedores, fabricantes, distribuidores, fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços do setor. Veja quem já reservou seu lugar na feira.

Confira um resumo de como foi a última edição do MundoGEO Connect e DroneShow, que contou com 3.800 participantes, 120 marcas, 200 palestrantes e 40 atividades:

Imagem: Divulgação